Disney, Nestlé e Epic Games,
desenvolvedora do jogo Fortnite, retiraram seus anúncios do YouTube após relato de uma rede de
pedofilia que atua dentro da plataforma de vídeos.
O caso
ganhou repercussão após o blogueiro Matt Watson publicar um vídeo detalhando
como pedófilos usavam os comentários em vídeos para se conectar e trocar
contatos. As mensagens eram deixadas em vídeos com crianças ou sexualmente
sugestivos. O algoritmo do YouTube então recomendava outros vídeos com
conteúdos semelhente — e todos exibiam propagandas monetizadas. Isso acabou
criando uma "rede de pornografia infantil leve" em que a seção de
comentários se tornava um “local seguro” para que pedófilos discutissem suas
preferências sexuais e até mesmo compartilhassem links para conteúdos de
pornografia infantil.
Nesta
quarta-feira (20), uma representante da Nestlé confirmou por e-mail que
"todas as empresas da Nestlé nos Estados Unidos pausaram seus anúncios no
YouTube". Um porta-voz da Epic Games também afirmou a posição da empresa:
"Entramos em contato com o Google/YouTube para determinar as ações que
eles tomarão para eliminar esse tipo de conteúdo de seus serviços". A
Disney ainda não comentou publicamente sobre o assunto, mas o YouTube declarou
à Bloomberg que tomou medidas imediatas contra a rede de pedofilia, excluindo contas
e canais. "Qualquer conteúdo — incluindo comentários — que ponha em risco
menores de idade é repugnante e temos políticas claras que proíbem isso no
YouTube".
O total de
gastos com publicidade nos vídeos mencionados foi inferior a US$ 8.000 nos
últimos 60 dias, e o YouTube planeja realizar um reembolso, disse o porta-voz.
Outras empresas, como a Peloton, que desenvolve equipamento para academias,
pediram uma investigação sobre o caso.
O vídeo de
Watson no YouTube reúne mais de 1,7 milhão de visualizações em três dias.
Confira abaixo:
Fonte: Bloomberg
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