quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Disney e Epic Games retiram anúncios do YouTube após relatos de pedofilia



Disney, Nestlé e Epic Games, desenvolvedora do jogo Fortnite, retiraram seus anúncios do YouTube após relato de uma rede de pedofilia que atua dentro da plataforma de vídeos.

O caso ganhou repercussão após o blogueiro Matt Watson publicar um vídeo detalhando como pedófilos usavam os comentários em vídeos para se conectar e trocar contatos. As mensagens eram deixadas em vídeos com crianças ou sexualmente sugestivos. O algoritmo do YouTube então recomendava outros vídeos com conteúdos semelhente — e todos exibiam propagandas monetizadas. Isso acabou criando uma "rede de pornografia infantil leve" em que a seção de comentários se tornava um “local seguro” para que pedófilos discutissem suas preferências sexuais e até mesmo compartilhassem links para conteúdos de pornografia infantil.

Nesta quarta-feira (20), uma representante da Nestlé confirmou por e-mail que "todas as empresas da Nestlé nos Estados Unidos pausaram seus anúncios no YouTube". Um porta-voz da Epic Games também afirmou a posição da empresa: "Entramos em contato com o Google/YouTube para determinar as ações que eles tomarão para eliminar esse tipo de conteúdo de seus serviços". A Disney ainda não comentou publicamente sobre o assunto, mas o YouTube declarou à Bloomberg que tomou medidas imediatas contra a rede de pedofilia, excluindo contas e canais. "Qualquer conteúdo — incluindo comentários — que ponha em risco menores de idade é repugnante e temos políticas claras que proíbem isso no YouTube".

O total de gastos com publicidade nos vídeos mencionados foi inferior a US$ 8.000 nos últimos 60 dias, e o YouTube planeja realizar um reembolso, disse o porta-voz. Outras empresas, como a Peloton, que desenvolve equipamento para academias, pediram uma investigação sobre o caso.

O vídeo de Watson no YouTube reúne mais de 1,7 milhão de visualizações em três dias. Confira abaixo:


Fonte: Bloomberg

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