Para os professores de ensino
infantil de matérias básicas, inclusive os que se formam pelos cursos de
pedagogia EAD, o desafio de ensinar em tempos de tecnologia e gamificação é
grande. Mas, há um caminho.
Quantos relatos você já ouviu de que uma
criança mexe com muito mais facilidade em um celular do que qualquer adulto?
Provavelmente inúmeros. Essa facilidade e destreza para com a tecnologia pode
apresentar indícios importantes para o próprio desenvolvimento desse indivíduo.
Contudo, no meio
do caminho, especialmente durante a fase escolar em que, em muitas escolas, o
uso do aparelho eletrônico é proibido e as crianças precisam se adequar às
carteiras, livros, canetas e anotações, as habilidades do aprendizado podem ser
inibidas pelo medo de errar e pela dificuldade de adaptação fora das telas.
Para os
professores de ensino infantil de matérias básicas, inclusive os que se formam
pelos cursos de pedagogia EAD,
o desafio de ensinar em tempos de tecnologia e gamificação é grande. Mas, há um
caminho.
Tecnologia e realidade
Para trilhar um
caminho satisfatório na aprendizagem é fundamental unir tecnologia e realidade.
Não que o papel e a caneta sejam recursos ineficientes. Mas a união desses a
uma aula mais atrativa e com pontos que agreguem desafios, jogos e
interatividade é capaz de potencializar o interesse dos alunos pelos temas
tratados em sala de aula.
O primeiro
obstáculo a ser vencido neste cenário é, justamente, a aceitação de educadores
e instituições quanto à necessidade da tecnologia dentro da sala de aula. Ter a
mente aberta para as possibilidades e resultados positivos que os recursos
tecnológicos podem trazer é essencial para facilitar o trajeto rumo à melhor
absorção do ensino básico.
Outro passo é
trazer, oficialmente, a tecnologia e a gamificação para dentro da escola. Nesse
ponto, é importante lembrar que nem todas as instituições contam com os
recursos necessários para a aplicação de aulas interativas. E, para isso,
muitas vezes o professor deve preparar seus próprios recursos para conquistar
uma aula mais atrativa.
Mas por que a tecnologia e a
gamificação são tão importantes?
Diante da nova
perspectiva da sociedade, instigada principalmente pelas mídias sociais, a
criação das crianças e a formação dos adolescentes apresenta uma “não aceitação
ao erro”. Isso significa que nenhum indivíduo está disposto a errar ou a
reconhecer os seus erros. Assim, em uma aula de matemática, por exemplo, o
aluno pode querer simplesmente desistir da matéria por não conseguir acertar as
contas.
No ambiente dos
games, isso não ocorre. Afinal, os jogos levam – não somente as crianças, mas
adultos de todas as idades – à persistência, aumentando a habilidade de
determinação e criando uma predisposição ao desafio.
Dessa forma,
ensinar de uma maneira lúdica e atrativa é realmente um desafio na era
pós-moderna, mas quando a tecnologia e o conceito de gamificação são bem
utilizados, eles saem da posição de obstáculo e se transformam em gatilhos
potencializadores.
Fonte: ACORDA
CIDADE

Nenhum comentário:
Postar um comentário