SÃO PAULO - O governo Bolsonaro quer transformar a administração pública “de analógica para
digital”. Essa é a promessa que o secretário de Governo Digital do Ministério
da Economia, Luis
Felipe Salin Monteiro, fez no AI+Tour, em São
Paulo(SP). O intuito,
segundo ele, é simplificar a vida dos cidadãos e oferecer serviços públicos
práticos pela internet.
Foto: Secretaria de Tecnologia da
Informação e Comunicação / Reprodução
Dos 2.855 serviços que o Estado
fornece ao cidadão, de acordo com Monteiro, apenas 30% são
digitais. A dificuldade para essa “informatização” está na grande variedade de
ministérios, instituições governamentais, sites e aplicativos
sob tutela da esfera federal.
Acelerar esse processo se tornou mais
difícil, segundo o secretário, por conta do investimento em tecnologia dos
últimos anos. Desde 2014, segundo dados do Siga Brasil, o governo
tem investido, em média, R$ 7,6 bilhões em ciência e tecnologia. O valor é
cerca de 88 vezes menor que o dinheiro gasto com a Previdência Social no ano
passado.
Dentre os mais de 1.500 sites e
aplicativos dos ministérios e instituições governamentais, o governo Bolsonaro tem
seu foco na transformação digital direcionado para a área econômica. Os
projetos em desenvolvimento pela secretaria de Governo Digital atuam,
segundo Monteiro, para simplificar processos como, por exemplo, a
abertura de empresas, ou concessão de benefícios da Previdência Social, sem que
o cidadão precise sair de casa.
A promessa do governo para a gestão
da área digital é criar 1.000 novos serviços digitais, lançar uma identidade
comum para os serviços disponibilizados e permitir que o registro de empresas
seja feito em até duas horas pela internet. “Sabemos que o futuro é
a análise de dados e a computação em nuvem”, diz Monteiro.
“Queremos usar isso para que o cidadão saiba usar os sites do
governo e encontrem o que procuram.”
Uma das formas que o governo
encontrou para acelerar o processo de digitalização dos serviços públicos foi
por meio de Parcerias Público-Privadas. Uma delas, ainda em desenvolvimento com
a Microsoft, resultará em um chatbot utilizado para
atender e sanar dúvidas de beneficiários da Previdência Social. A estimativa é
que o robô resolva 100 mil pedidos de informação por dia.
Para que a missão de
desburocratização seja cumprida na atual gestão, Monteiro diz
que o governo precisou encontrar um jeito simples de disponibilizar todos os
serviços já digitalizados em uma única plataforma. A rede “gov.br”
reúne esses métodos desenvolvidos por estados, municípios e entidades
governamentais, funcionando como um grande catálogo de serviços informatizados.
Fonte: https://www.terra.com.br
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