O Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) está
recolhendo relatos de usuários de iPhone que encontrem
problemas na autonomia de bateria. A coleta tem início nesta quarta-feira (13)
e busca investigar a queda no desempenho dos smartphones da Apple relacionados
a bateria.
De acordo com o instituto, a ação
é motivada pela demanda crescente de reclamações. Além disso, um novo processo
contra a Apple foi movido no Chile e trata sobre o mesmo assunto — — mais de
130 mil chilenos se reuniram em uma ação coletiva contra a Apple, denunciando a
empresa por prática de obsolescência programada, que é a ação deliberada de
produzir um ou vários produtos que, artificialmente, tenham, de alguma forma,
sua durabilidade reduzida do que originalmente se espera.
"A
própria empresa já admitiu o problema, mas as reclamações sobre os iPhones aqui
no Brasil continuam recorrentes"
Segundo Diogo Mouses, líder do
programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec, “a própria empresa já
admitiu o problema, mas as reclamações sobre os iPhones aqui no Brasil
continuam recorrentes. Com a divulgação da iniciativa no Chile, houve um
aumento significativo de pessoas reivindicando uma ação semelhante aqui no
Brasil, o que corrobora a percepção que ainda há muitos consumidores se
sentindo lesados".
A Organização de Consumidores e Usuários
do Chile acusa a Apple de deliberadamente fazer com que as baterias dos iPhones
percam a eficiência após alguns anos de uso, forçando os usuários a trocarem o
aparelho por modelos mais recentes. Por isso, a organização solicita que a Maçã
repare todos os telefones afetados ou recompre os aparelhos dos clientes no
valor de mercado atual.
“Estamos dando esse primeiro
passo e recolhendo relatos de consumidores, para estudar melhor o caso e
discutir ações que podem ser encaminhadas por aqui”, completa Diogo Moyses.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br
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