Em novembro do ano passado, a General
Motors anunciou um investimento ambicioso no setor de bicicletas elétricas e um concurso que
pagaria US$ 10 mil para quem escolhesse o melhor nome para sua
nova linha de magrelas.
A proposta da montadora criou corpo e
nesta quinta-feira (14) foi divulgada a pré-venda do produto,
batizado de Ariv — a pronúncia é a mesma de "arrive" em inglês. Por
enquanto, as bikes serão vendidas apenas na Alemanha, Bélgica e Holanda.
A GM criou dois modelos de bicicletas
elétricas: Meld, que é compacta, e Merge, dobrável. Apesar da pré-venda, a
montadora ainda não divulgou muitos detalhes dos produtos. Mas foi confirmado
que os motores das duas bicicletas têm capacidade para alcançar a velocidade de
25 km/h.
A bateria da bicicleta elétrica
demora 3h50 para completar uma carga e é capaz de aguentar 64 quilômetros de
pedaladas. Quanto a valores, o modelo compacto custará US$ 3.200. Já a Merge
sairá por cerca de US$ 3.800. A expectativa da fabricante é começar a enviar os
pedidos aos clientes no segundo trimestre.
As duas bicicletas se conectam à um
aplicativo que fornece informações como velocidade, distância, bateria restante
e distância viajada. Segundo a General Motors, novos recursos estão sendo
estudados, como um modo que usará "algoritmos para ajudar motoristas a
chegarem em seus destinos sem suar".
Foco nas bikes
A proposta de bicicletas elétricas é
vista como uma tentativa da General Motors de se proteger contra um futuro incerto
com carros. Como a venda de veículos continua a cair, a fabricante busca novas
formas de atrair um público mais jovem.
As montadoras em geral estão tentando
aumentar sua participação na produção de motocicletas, bicicletas e baterias. A BMW está
criando motos elétricas e motocicletas. A Audi trabalha com bicicletas
elétricas de montanha. A Ford recentemente
adquiriu a Spin, uma startup de e-scooters. Até mesmo a Harley-Davidson revelou
trabalhar em um conceito elétrico de duas rodas após sentir uma queda nas
vendas de suas motos.
Fonte: The Verge
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