O WhatsApp foi amplamente utilizado em
campanhas de desinformação, em processos eleitorais no Brasil, na Índia e em
outros países, incluindo os Estados Unidos. Acusada de não filtrar
adequadamente as fake news e de permitir a proliferação de grupos e
distribuição indiscriminada desse material, a empresa se viu obrigada a criar
novas políticas de uso e ferramentas para buscar perfis mal-intencionados.
"WhatsApp diz que os perfis são
averiguados constantemente e em vários estágios"
Em um evento que aconteceu hoje
(6), em Nova Délhi, o WhatsApp fez questão de destacar os resultados
conquistados com um novo sistema de detecção, que automaticamente bane cerca de
2 milhões de perfis falsos por mês. Pessoas que enviam spam, bots que criam
várias contas e cadastros suspeitos são averiguados em vários estágios — desde
o momento do registro, passando pela troca de mensagens e até quando são
denunciadas pelos usuários.
"O
engenheiro de software Matt Jones explica o sistema de banimento do Whats.
Fonte: Khari Johnson/VentureBeat"
Mas como isso funciona? Bem, segundo a própria empresa, um
programa com aprendizado de máquina consulta uma base de dados que possui todos
os problemas recentes que resultaram em punição por parte do Whats. Segundo o
engenheiro Matt Jones, esse software alcançou um nível de sofisticação que
permite a ele reconhecer 20% das investidas maliciosas já no início do
protocolo.
Sistema de identificação fica de
olho em mínimos detalhes
Jones disse que o WhatsApp analisa vários fatores, incluindo o
endereço de IP do usuário e o país de origem, a partir dos números de telefone
usados ??para se inscrever no serviço — e se ambos estão apontando para o mesmo
local). Também são levados é levado em consideração há quanto tempo a conta existe
e se ela passou a enviar um grande montante de textos assim que foi criada.
"Whats também já consegue identificar softwares e gadgets que tentam enganar o sistema"
Aproximadamente 75% desses perfis
são banidos manualmente, pela intervenção humana, ou com ajuda das denúncias de
usuários. Segundo o engenheiro, a plataforma identificou vários tipos de abuso,
inclusive aqueles que usam software especial para manusear múltiplas contas
simultaneamente em um ??mesmo computador. A empresa também encontrou dispositivos
especiais que suportam dezenas de cartões SIM.
Com 1,5 bilhão de usuários
mensais, esse monitoramento passou a ser tratado com prioridade na companhia.
“Como acontece com qualquer plataforma de comunicação, às vezes as pessoas
tentam explorar nosso serviço. Alguns distribuem click-baits projetados para
capturar informações pessoais, enquanto outros apenas querem promover uma
ideia.
Independentemente da intenção, as mensagens automatizadas e em massa
violam nossos termos de serviço e uma de nossas prioridades é evitar e
interromper esse tipo de abuso ”, afirmou um porta-voz.
Fontes: VENTURE BEAT 9TO5MAC
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