segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Nave americana volta do espaço após 780 dias em missão misteriosa

Uma nave não tripulada da aeronáutica dos Estados Unidos bateu seu próprio recorde de tempo em órbita no planeta Terra. Chamada de X-37B, a nave voltou ao planeta depois de 780 dias, bateu sua própria marca anterior, de mais de dois anos no espaço.

Ninguém sabe exatamente o propósito das viagens feitas pela espaçonave X-37-B, algo que a torna muito misteriosa e centro de teorias da internet, mas a Força Aérea dos Estados Unidos vem fazendo testes com ela desde dezembro de 2010. De acordo com a secretária da Força Aérea, Barbara Barrett, a X-37B continua demonstrando a importância de uma nave espacial que pode ser usada várias vezes.
Fonte: Boing/Divulgação

O programa conta com, pelo menos, duas aeronaves que são utilizadas para as viagens, somando 2.865 dias no espaço, gastos em cinco missões. A mais recente, começou no dia 7 de setembro de 2017, encerrando no último domingo, dia 27 de outubro de 2019.

Construído pela Boing, as naves se parecem com versões menores dos ônibus espaciais da NASA, inclusive usando o mesmo método de reentrada na atmosfera que eles, aterrisando em uma pista como os modelos mais antigos usados pela agência espacial.

Por se tratar de um programa confidencial do governo americano, muito pouco se sabe sobre o que é feito durante essas missões, mas na mais recente, foram feitos experimentos com eletrônicos e tecnologias de tubulação de calor.

A Força Aérea dos Estados Unidos já revelou que deve realizar uma sexta missão com o X-37B em 2020, ainda sem confirmar quanto tempo a nave ficará em órbita.

Fonte:CNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário