terça-feira, 15 de outubro de 2019

Coringa: diretor comenta cena final do filme


Coringa já se tornou um dos maiores sucessos da DC nos cinemas. O filme que apresenta a origem do icônico vilão do Batman mostra o perfil psicológico do personagem e utiliza isso como parte fundamental da trama. O diretor do longa, Todd Phillips, foi questionado sobre um momento específico do seu filme, e comentou sobre o significado da sequência final.

Atenção: este texto contém spoilers de Coringa!
Fonte: IMDb/Reprodução

Após o vilão do filme ser preso no Arkham State Hospital, ele passa por uma avaliação com uma médica, que questiona sobre o motivo da risada do personagem. Ele então responde: "Você não entenderia" e o filme então se encerra com Arthur Fleck correndo pelos corredores do hospital. Phillips explicou que esta frase pode ter diversas interpretações.

"Quando [o roteirista] Scott Silver e eu nos sentamos para escrever, sabíamos o suficiente sobre os quadrinhos", disse Phillips. "Eu li quadrinhos quando era criança, sabíamos que ele [Coringa] não tinha uma história de origem. Também não quero dizer se é real ou não, porque acho que é parte da diversão. Mostrei a muitas pessoas diferentes e todas têm uma reação diferente. Algumas dizem: 'Entendi a última frase do filme, você não entenderia, como uma piada que ele estava contando. A piada seria a história do filme? A piada seria alguma coisa importante? A ideia é que você não gosta de responder a essas perguntas, porque é bom ver as diferentes coisas que as pessoas tiram dela”, explicou o diretor.
 

Fonte: IMDb/Reprodução

A resposta de Phillips é interessante, pois, diferente da maioria dos cineastas, que optam por comentar e explicar cada detalhe dos seus filmes, ele deixa a dúvida no ar. Para ele, como o Coringa sempre teve diversas origens, explicar o final do filme seria ir contra o conceito do próprio personagem.

"Essa foi a ideia, a ideia de que todo o ‘meu passado é múltiplo’", afirmou Philips. "Eu gosto de pensar no meu passado como múltipla escolha, é um pouco como 'Espere, isso aconteceu?’ É realmente divertido quando você faz um filme com um narrador não-confiável. Não existe outro narrador não-confiável como o Coringa, e acho que isso ajuda a reação das pessoas para o filme e eu gosto que as pessoas não saibam o que aconteceu. Há certas coisas, se você vê de novo, você notará sobre a sala branca no final que meio que começa no começo e você diz: 'Oh, espere um minuto, isso é interessante’” concluiu Phillips.

Coringa estreou nos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário