segunda-feira, 21 de outubro de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: MALÉVOLA DONA DO MAL



Por João Ramiro Antunes


A fantasia toma conta das salas de cinema com a volta de Malévola, continuação do sucesso de 2014, que agora retorna para seu segundo capítulo intitulado Dona do Mal. 
Cinco anos após Aurora (Elle Fanning) despertar de seu sono profundo, a agora rainha dos Moors é pedida em casamento pelo príncipe Phillips (Harris Dickinson). Ela aceita o pedido e, com isso, parte rumo ao Reino de Ulstead ao lado de Malévola (Angelina Jolie), no intuito de conhecer seus futuros sogros, John (Robert Lindsay) e Ingrith (Michelle Pfeiffer). 
O jantar entre eles deveria ser de celebração entre reinos, mas os interesses de Ingrith vêm à tona quando é criado um atrito com Malévola e os demais seres mágicos. 
Malévola de 2014 dirigido pelo vencedor do Óscar de direção de arte por Avatar Robert Stromberg, é um filme que eu particularmente gosto, mesmo tendo uma subversão na personagem, consegue cativar por sua identidade visual belíssima, e claro por sua protagonista muito bem interpretada, diga-se de passagem, aliados à criaturas bacanas e cenas de ação bem legais. 
Já essa sequência de 2019, conta com direção nova do cineasta Norueguês Joaquim Rønning (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar), que até faz um trabalho bom, mas com algumas ressalvas. A identidade visual é mantida, com todo universo fantástico crível, proporcionados por uma boa produção, efeitos especiais e um figurino que chama a atenção. 
 
O capricho da figurinista Ellen Mirojnick fica muito visível nos visuais da Malévola, e em tudo que é relacionado ao Reino de Ulstead, principalmente no que se refere a realeza. 
  
O primeiro problema pra mim, tá na história criada por seus 4 roteiristas: Linda Woolverton, Jet Butterworth, Micah Fitzerman-Blue e Noah Harpster. Eles até tentam compor a trama com bons elementos novos, expandindo esse universo, seja com pequenos seres mágicos, como quanto a existência de outros da espécie de Malévola, (revelados no trailer), que são muito bem feitos e imponentes.
Mesmo tratando de temas interessantes como, proteção, lealdade, paz e liderança, ainda querendo dar uma origem mais aprofundada a sua protagonista, parecem presos. É triste ver como 4 escritores não conseguirem contar algo verdadeiramente novo, pois tudo soa telegrafado demais e com aquela sensação de déjà vu constante. 
O segundo problema com certeza é a pouca ação, que apesar de passar grandiosidade épica, com o uso de catapultas, exércitos e tal, quando entrega , entrega uma ação sem impacto ou inventibilidade, ficando bem aquém do primeiro longa. O elenco é bom e forte, a Angelina Jolie está perfeita mais uma vez com Malévola, ela não é só a "dona do mal" mas a dona desse personagem à essa altura. 
Seu fiel escudeiro Diavil, interpretado por Sam Riley, juntos ainda redem boas risadas, mas dessa vez é utilizado mais que só um alívio cômico, assim com a Aurora da Elle Fanning, ainda ingênua e de coração puro, mas com um pouco de amadurecimento. 
O príncipe Phillips causa uma estranheza pela mudança de intérprete, vivido pelo ator Brenton Thwaits, no de 2014, nesse substituído por Harris Dickinson, devido a problemas de agenda do astro. 
Ed Skrein tem visual alado bem maneiro, com um trabalho de maquiagem muito bom, pena sua personalidade clichê e limitada. Prejudicado também está o Chiwetel Ejiofor, que faz um bom líder e orador, mas é mal aproveitado infelizmente. 
E por fim, temos a Rainha Ingrith da Michelle Pfeiffer, que está muito bem no papel, esbanjando postura e presença em tela, mas sua personagem é muito preto no branco, sem sutileza ou mistério, entregando quem ela é, o que ela quer ou que fará, logo de cara. 
Malévola Dona do Mal não é ruim, tem universo mágico com muito potencial, visualmente encantador, uma protagonista muito bem estabelecida e carismática, mas tem enredo genérico e fraco, para um elenco tão bom, peca na falta de ação, como entretenimento é Ok, mas como sequência, deixa muito à desejar. 

NOTA: 6/10

Assista o Trailer:


Ficha técnica completa
TítuloMaleficent: Mistress of Evil (Original)
Ano produção2019
Dirigido por
Estreia
17 de Outubro de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração118 minutos
Classificação 10 - Não recomendado para menores de 10 anos
Gênero
Países de OrigemEstados Unidos da América
Fonte Imagens: Google/Disney

Nenhum comentário:

Postar um comentário