sábado, 12 de outubro de 2019

Microsoft quer levar internet para 40 milhões pessoas carentes no mundo


Microsoft está ampliando seu projeto "Airband" para conectar 40 milhões de pessoas à internet em todo o mundo. A nova fase desse projeto promete levar a cobertura para áreas rurais e periféricas da América Latina e da África Subsaariana ao longo dos próximos 3 anos. O objetivo da Microsoft é fazer com que mais pessoas estejam conectadas à internet, acabando com o "vácuo digital".

Desde 2017, o projeto acontece nos Estados Unidos e já conseguiu conectar áreas rurais, atingindo cerca de 3 milhões de pessoas, com um investimento de 10 bilhões de dólares.

Microsoft planeja expansão na África e na América Latina

Microsoft já levou projeto para Gana. (Foto: Microsoft/Divulgação)

Além dos EUA, a Microsoft realizou o Airband na Colômbia, onde levou internet para cerca de 6 milhões de pessoas, e em Gana, onde atingiu 800 mil usuários. Após o sucesso nesses países, a Microsoft se prepara para expandir o Airband para outras regiões da América Latina e da África Subsaariana, até 2022.

Porém, a empresa sabe que pode enfrentar obstáculos. Nos Estados Unidos, foram utilizadas as chamadas TV White Spaces (TVWS), que são espaços em branco de TV na faixa de frequência de 600 MHz. Eles não estavam sendo utilizados, eram capazes de transmitir sinais sem fio e, por isso, conseguem fornecer acesso à internet em banda larga.

Projeto para levar acesso à internet pode enfrentar barreiras regulatórias ao redor mundo

Para a expansão internacional do projeto, a Microsoft conta com a mesma tecnologia, mas deverá pensar com outras estratégias e se preocupar com as barreiras regulatórias de cada país onde pretende se instalar.

"Sabemos que novas tecnologias como o TVWS podem ser incrivelmente úteis para atender às necessidades de conectividade rural a um preço acessível", disse Shelley McKinley, chefe de tecnologia da Microsoft. "No entanto, muitas estruturas regulatórias em várias partes do mundo não acompanharam o ritmo da inovação."

A Airband International também incentivará a transformação digital sustentável nas áreas rurais, especialmente em agricultura, educação, empreendedorismo e medicina. Isso, se realizado com sucesso, poderia contribuir bastante para combater as crescentes desigualdades causadas pela falta de acesso ao mundo digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário