O Centro de Inovação da Visa, de
Miami (EUA), divulgou o relatório que
examina as empresas mais inovadoras da América Latina e Caribe na área de
pagamentos e serviços financeiros, e o Brasil foi o grande vencedor
da região. O país é considerado líder em inovação tecnológica da região e
pioneiro na adoção de novas tecnologias, como machine learning, inteligência
artificial, big data, biometria, entre outras modernas soluções.
A inovação nos pagamentos foi
favorecida pelo robusto ecossistema de pagamento local, incluindo grupos
varejistas de classe mundial, autoridades reguladoras com visão de futuro que
tornaram a interoperabilidade dos cartões obrigatória há quase dez anos, além
de investimentos de capital de risco em fintechs – as startups brasileiras
atraíram quase 90% dos 570 milhões de dólares investidos em fintechs em 2017.
Bancos e varejistas brasileiros se
destacam pelo seu envolvimento em biometria com ênfase no reconhecimento
facial, assim como tokenização, chatbots e outras ferramentas de alta
tecnologia. Por todas essas razões, o Brasil está posicionado para continuar a
liderar a região em inovação, forjando o caminho para o resto da América Latina
seguir.
O estudo ainda identificou que as
organizações com os níveis mais altos de inovação são as empresas que nasceram
digitais, os líderes bancários e alguns varejistas tradicionais. Após analisar
suas estratégias, o levantamento indicou que todas têm características
importantes em comum:
- Equipe, departamento ou centro
dedicados à inovação;
- Laboratórios de inovação e espaços abertos dentro dos escritórios para promover a colaboração entre os diferentes departamentos;
- Incorporam a inovação interna e externamente, com uma média de 140 APIs e parcerias com 15 startups por ano, em média;
- Dessas empresas, 80% usam tecnologias líderes de indústria, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning;
- Conseguem escalar suas soluções internacionalmente, levando-as para mais de cinco mercados
- Produziram uma média de 57 provas de conceito nos últimos três anos;
- Desenvolvem soluções em menos de cinco meses.
- Laboratórios de inovação e espaços abertos dentro dos escritórios para promover a colaboração entre os diferentes departamentos;
- Incorporam a inovação interna e externamente, com uma média de 140 APIs e parcerias com 15 startups por ano, em média;
- Dessas empresas, 80% usam tecnologias líderes de indústria, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning;
- Conseguem escalar suas soluções internacionalmente, levando-as para mais de cinco mercados
- Produziram uma média de 57 provas de conceito nos últimos três anos;
- Desenvolvem soluções em menos de cinco meses.
No geral, o estudo indica que a
América Latina está caminhando para um paradigma em que fontes abertas e
modelos de plataforma aberta estão se tornando o padrão. A inovação nos
pagamentos e serviços financeiros já está acontecendo em toda a região,
acelerando a adoção dos pagamentos digitais e trazendo mais pessoas para o
sistema financeiro.
Junto do estudo, a Visa também
anunciou que está expandindo a presença da empresa no México com um novo
Estúdio de Inovação, inaugurado esta semana. Esse é o terceiro espaço de
inovação da Visa na América Latina e Caribe, que chega após os espaços de São
Paulo e Miami. O novo estúdio oferece um ambiente criativo e metodologias
comprovadas para que clientes, parceiros e fintechs criem e desenvolvam conjuntamente
a próxima geração de soluções de pagamento e comércio.
Fonte: CANALTECH
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