Durante a noite
desta quinta-feira (21), a rede de cosméticos brasileira O Boticário inaugurou
uma nova loja na cidade de Curitiba que utiliza a tecnologia para criar algumas
experiências interessantes. O TecMundo foi convidado para o
evento, com direito a um tour pela loja para conhecer as novidades.
Além de mostrar embalagens com NFC,
sistema de pagamento via celular e um espelho que exibe tutoriais de maquiagem,
a empresa aproveitou o momento para criar mais expectativa em cima do perfume
desenvolvido por uma inteligência artificial que será lançado ainda neste ano.
Foto:
O Boticário/Divulgação.
Quem passar pelo Shopping Pátio
Batel a partir desta sexta (22) verá logo de cara que o ambiente é bem
diferente dos outros pontos de venda da marca. Mesas de madeira e garrafas de
vidro que mais parecem saídas de um laboratório de alquimia dividem espaço com
telas modernas mostrando os produtos da empresa.
Entre os destaques da loja, que
recebeu o nome de Boticário Lab, chama a atenção uma tela com instruções para
usar diferentes tipos de maquiagem. Qualquer cliente pode tirar uma foto do
próprio rosto, seguir o tutorial que aparece no visor e depois fazer um
comparativo tirando outra foto. As imagens podem ser enviadas via e-mail,
mostrando também quais produtos foram usados.
"Tela
com tutorial de maquiagem e análise microscópica de cabelo são alguns destaques
da nova loja."
Outro detalhe novo é o uso da
tecnologia NFC – a mesma utilizada em pagamentos
com celular nas máquinas de cartão – para exibir mais informações sobre a linha
Match da empresa. No mesmo local, é possível usar um microscópio para fazer a
análise do cabelo e saber qual produto é ideal para você.
Além disso, a empresa destacou
alguns detalhes feitos para aumentar a comodidade de quem está no local, como
pontos de carregamento para celular (incluindo recarga sem fio), e a
possibilidade de que qualquer vendedor possa finalizar a compra, o que acaba
com a exigência de se dirigir ao caixa para levar os produtos.
Durante o evento, a marca também
apresentou os perfumes da linha 214, que serão exclusivos dessa loja. O nome é
uma referência ao local onde a primeira perfumaria foi aberta, antes mesmo de
se tornar uma franquia, na própria cidade de Curitiba.
Nova
loja da marca em Curitiba. Foto: O Boticário/Divulgação
Perfume com inteligência artificial
Uma das novidades mais aguardadas
da empresa para esse ano é a nova fragrância com fórmula criada em parceria com
uma inteligência artificial. Durante o evento, tivemos a chance de conversar
com o perfumista David Apel, que assina o projeto, sobre esse novo trabalho.
Para ele, esse uso da IA é uma
das coisas mais legais que já aconteceram em quase 40 anos de profissão. “É uma
outra maneira de criar fragrâncias. Eu ainda posso ser, vamos chamar assim, o
diretor criativo. Cada perfumista que utilizar o sistema da IA pode ler os
resultados com sua própria visão. Em outras palavras: a IA cria, mas nós
interpretamos”, disse David.
O perfumista também explicou que
um dos aspectos mais interessantes desse uso da inteligência artificial envolve
poder analisar as fórmulas de milhares de fragrâncias criadas ao longo de dois
séculos e encontrar combinações que ainda não foram testadas.
Nome e outros detalhes desse
perfume ainda não foram revelados. O que sabemos é que ele utiliza algoritmos
da IBM Research e foi executada por uma das principais fornecedoras de O
Boticário, a empresa alemã Symrise.
Fonte: TecMundo
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