Google, Disney, Facebook, General Motors,
Walmart e outros gigantes da indústria norte-americana se uniram numa
organização comercial para estimular a compra de energia renovável nos Estados
Unidos.
O grupo lançou nesta quinta-feira
(28) a Renewable Energy Buyers Alliance (REBA), cujo objetivo é ajudar as as
empresas a encontrar novas formas de adquirir energia limpa, apoiando a
construção de novas torres eólicas, fazendas solares e outros projetos
renováveis.
“Trata-se, na
verdade, de trazer o maior número possível de participantes ao mercado e dar a
todos acesso à energia limpa”, explica o diretor de estratégia de mercado de
energia do Google, Michael Terrell, em entrevista à CNBC. A REBA pretende
capacitar dezenas de milhares de empresas para comprar energia renovável nos
próximos anos — um mercado que hoje conta com 5 mil companhias.
Até o ano passado,
as empresas que fazem parte do REBA assinaram contratos corporativos de quase
16 gigawatts de energia renovável nos EUA. A meta agora é chegar a 60 gigawatts
até 2025 — praticamente toda a capacidade de energia solar fotovoltaica
disponível nos EUA em 2018.
Network para isso o
grupo tem, já que em seu conselho estão executivos da Google, Facebook, Salesforce, Disney, Walmart
e Johnson & Johnson, entre outras gigantes. A ideia é remover as barreiras
à entrada de energia renovável através do ajuste fino de contratos, lidando com
obstáculos regulatórios e políticos, testando novos programas de tecnologia
limpa e ajudando as empresas a estabelecer sistemas internos para facilitar o
caminho para a compra de energia limpa.
Em seu lançamento,
a REBA já conta com cerca de 200 compradores corporativos e 125 desenvolvedores
de energia renovável e provedores de serviços.
Fonte: CNBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário