Nesta sexta-feira (22), a Samsung demitiu uma série de funcionários
de seu departamento de marketing nos Estados Unidos como resultado de uma
investigação interna. O momento das demissões chama a atenção por acontecer
apenas uma semana depois de Marc Mathieu, chefe de todo o departamento de
marketing da empresa no país, ter pedido demissão.
De acordo com o The Wall Street
Journal, a investigação da Samsung tinha como objetivo descobrir se o
departamento de marketing havia violado políticas internas da Samsung durante
suas negociações com parceiros da companhia, principalmente se ocorreu algum
tipo de suborno ou pagamento “por fora” durante as negociações com agências e
influenciadores digitais.
Apesar das demissões, a Samsung não
divulgou os resultados de sua auditoria interna, e também se nega a comentar se
a saída de Mathieu da empresa teve algo a ver com essa investigação. Já os
funcionários demitidos alegam que estão sendo feitos de “bodes expiatórios”
pela empresa, e que a auditoria não encontrou nada fora do comum. Enquanto
isso, o The Wall Street Journal revela que era comum funcionários do
departamento de marketing da Samsung acompanharem parceiros comerciais da
empresa para eventos patrocinados por ela, como o Super Bowl e a cerimônia do
Oscar, e que tal procedimento poderia ser considerado como um conflito de
interesses pela política da companhia.
Ainda que o nome de Mathieu não seja
muito conhecido do grande público, o publicitário foi um dos grandes internos
da Samsung, conhecido por ter lidado com o desastroso recall do Galaxy
Note 7 em 2016 e ajudado a recuperar a credibilidade do
público, além de ter sido o primeiro chefe de marketing de qualquer grande
fabricante de smartphones a investir menos em agências de publicidade
tradicionais e aumentar o investimento direto em youtubers e outros
influenciadores digitais.
Desde que o executivo anunciou sua
saída na semana passada, a Samsung tem defendido o seu afastamento como um
desejo de Mathieu em encontrar novos desafios profissionais, mas a auditoria no
setor de marketing e as demissões recentes dão indícios de que algo muito
errado estava acontecendo no departamento de marketing da Samsung.
Fonte: The Verge
Nenhum comentário:
Postar um comentário