Agilidade,
comodidade, melhores preços e condições. É por esses e outros motivos que 82%
dos consumidores brasileiros com acesso à internet já se renderam às compras
online. E ao que tudo indica, essa já se tornou a melhor opção para grande
parte dos consumidores.
Segundo levantamento realizado
pelo NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado da NZN, 74% das
pessoas preferem a modalidade em relação às compras realizadas em lojas
físicas. O estudo também aponta que, para os 26% que preferem a ir até o
estabelecimento, alguns fatores ainda impedem que a modalidade online seja a
eleita.
A falta de confiança para
informar o número do cartão e dados pessoais é o primeiro motivo citado por
essa parcela de respondentes, o que significa 40% deste grupo. Na sequência,
aparecem o medo de não receber o item adquirido (25%), a possível enganação em
relação ao pagamento (10%) e, por fim, o fato de nunca ter encontrado preços
bons de verdade (7,5%).
Jornada de compra
Para aqueles que procuram um item
pela internet, a aquisição nem sempre acontece imediatamente após uma ótima
promoção. Para saber se a loja é confiável, 82% dos brasileiros afirmam
consultar a reputação do e-commerce em plataformas de reclamação, como Reclame
Aqui e Consumidor.
Pesquisar em vários sites antes
de realizar uma compra também é uma prática adotada por 81% dos respondentes —
que preferem investir um tempo em buscas antes de adquirir um item online. Já
para 12%, a transação acontece sempre no mesmo e-commerce, considerado de
confiança.
"Para saber se a loja é confiável, 82% dos brasileiros afirmam consultar a reputação do e-commerce em plataformas de reclamação".
Quando o assunto é a melhor
condição de compra, os consumidores contam com a ajuda de algumas ferramentas
que auxiliam no desafio de encontrar preços baixos e bons produtos. Para a
busca, metade dos entrevistados dizem utilizar primeiramente as opções
oferecidas no Google.
Já 40% afirmam usar os recursos
oferecidos por ferramentas de ofertas, como Buscapé e Zoom, para localizar as
condições mais vantajosas. Obter referência com especialistas no assunto é a
saída para 22% das pessoas — que procuram a indicação de itens em sites de
conteúdo. Essas três opções de procura deixam para trás as “redes sociais”, com
11% das escolhas, e a “consideração de amigos e familiares”, que aparece com
apenas 10% das menções.
Frequência e preferência
A frequência de compras online
também é um fator importante, principalmente para os e-commerces, que avaliam a
retenção de seus clientes quando um novo processo de aquisição é realizado.
Segundo os dados analisados, 37% dos respondentes afirmam que a compra online é
uma realidade mensal.
Já 27% adquirem produtos nessa
modalidade pelo menos uma vez a cada 3 meses, e 15% dizem optar por esse tipo
de compra uma vez a cada 6 meses. Enquanto isso, para 10% a realidade é outra:
quase nunca recorrem a lojas online.
"Segundo os dados analisados, 37% dos respondentes afirmam que a compra online é uma realidade mensal".
O levantamento ainda apontou as
cinco categorias de produtos que os consumidores mais desejam adquirir pela
internet. Na liderança aparece a categoria Eletrônicos (computadores,
smartphones e tablets), seguida por Hardware e Games (placa de vídeo,
processador, console e jogos).
Na sequência, surgem Roupas e
Acessórios, Viagens (passagem aérea, reserva de hotel etc.) e Eletrodomésticos
e Utensílios Domésticos.
A NZN
A NZN é um dos principais players
para soluções de publicidade e comunicação online. Com três pilares
independentes — NZN Media, NZN Content e NZN Services —, a empresa é a maior
criadora de verticais do Brasil e oferece serviços exclusivos para planejamento
e execução de campanhas digitais.
Proprietária das verticais
TecMundo, VOXEL, The BRIEF, Mega Curioso, Minha Série, Marie Curie, Fika Dika,
The Hardware Show, Baixaki, Click Jogos e Save Coins, a NZN possui 25 milhões
de usuários únicos mensais, alcançando 1 em cada 5 usuários da internet
brasileira.
O NZN Intelligence
O NZN Intelligence é uma
ferramenta, dentro do pilar de serviços da empresa, para realização de
pesquisas de mercado, enriquecidas com dados de interesse dos visitantes das
verticais da NZN.
O serviço, que traduz o
comportamento dos consumidores e as tendências em insights e ações para uma
estratégia de comunicação inteligente, já fez levantamento para clientes como
Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Caixa Seguradora, Quantum e
Wieden&Kennedy
Fonte: TecMundo
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