O cientista de
dados Chris Buetti criou um perfil no Instagram que funciona de forma
automatizada e se tornou um influencer na rede. Tudo começou porque ele queria
descolar algumas refeições gratuitas em restaurantes de Nova York. Então, ele
desenvolveu um programa com o objetivo de se tornar um perfil popular. A
ferramenta desenvolvida por Buetti consiste em recrutar a audiência (ele chegou
a 25 mil seguidores ao seguir automaticamente vários perfis na tentativa de ser
seguido de volta) e reposta fotos bonitas da cidade, na tentativa de gerar
engajamento.
Ele argumenta que essa é a
solução perfeita se alguém não quer realmente dedicar tempo para alimentar o
perfil, mas ainda quer ter algo a oferecer para trocas por um jantar grátis. O
programa encontra até perfis de restaurante em Nova York e envia mensagens
diretas se oferecendo para promover o local em troca de uma refeição – sem
deixar claro que se trata de um bot. De acordo com o que Buetti disse ao
BuzzFeed News, ele já conseguiu dez refeições grátis ou com desconto em bons
restaurantes.
(Reprodução/Instagram)
Depois do sucesso com o @beautiful.newyorkcity, Buetti abriu uma
consultoria de mídias sociais, na qual oferece as táticas que usa no seu perfil
para clientes que queiram fortalecer a marca online. Até agora, a Social Rise
Consulting conta com 42 clientes e é parte do portfólio do cientista de dados.
Em relação à ética envolvida em
um perfil gerenciado por um bot, Buetti deixa claro que nenhum conteúdo postado
na @beautiful.newyorkcity é de propriedade dele. O perfil também credita
automaticamente os autores das fotos. Ele diz que, do ponto de vista do
anunciante, faz pouca diferença se a foto é postada em uma conta gerenciada por
um humano ou por uma inteligência artificial. O cientista diz que vários
restaurantes entraram em contato dizendo que receberam clientes que viram as
fotos postadas no perfil. “Eu gastei bastante tempo e esforço escrevendo este
script e estou oferecendo um serviço, enquanto eles me oferecem uma refeição
gratuita”, completa.
Fonte: BUZZFEED
NEWS
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