domingo, 31 de março de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: MÁQUINAS MORTAIS



Por João Ramiro Antunes

MÁQUINAS MORTAIS: Baseado no primeiro de quatro livros escritos por Philip Reeve, adaptação dirigida por Christian Rivers e produzido por Peter Jackson que dispensa apresentações. Todos envolvidos na produção do grande épico do cinema "O Senhor dos Anéis" estão de volta e o resultado visual é espetacular. 


Milhares de anos após a civilização ter sido destruída por um evento cataclísmico, a humanidade se adaptou e um novo modo de vida evoluiu. Cidades gigantescas em movimento agora vagam pelo que restou da Terra, impiedosamente atacando as menores. 



Tom Natsworthy (Robert Sheeran) que vive na maior delas, a cidade de Londres, acaba se deparando com a perigosa Hester Shaw (Hera Hilmar). Dois opostos cujos seus caminhos nunca deveriam ter se cruzado, formam uma aliança improvável destinada a mudar o curso do futuro.


Tudo é ultra bem feito aqui, a idéia dessas cidades nabalescas sobre rodas, ou "cidades tração"como são chamadas no filme, é um puro deleite visual. Vê-las combatendo umas as outras, algo tão vendido nos trailers, empolga e impressiona, o problema é que isso é retirado do filme em poucos minutos, e o que sobra é uma trama extremamente genérica e frustante.



A inspiração do autor em Madmax e Star Wars é bem visível, pois se por um lado este se dá muito bem ao emular o universo Steampunk de um, não pode-se dizer o mesmo do outro: a história. E esse é o maior pecado dessa produção, o roteiro. O que poderia marcar o início de um novo universo cinematográfico fantástico, deixa a desejar, quando deixa de lado, seu único item original de verdade, sua premissa, para focar em protagonistas extremamente clichês, e uma trama mais ainda. 


Só dois personagens se salvam, um autômato chamado Shrike (digitalmente interpretado por Stephen Lang) e a fugitiva guerreira Anna Fang, vivida pela atriz coreana Jihae Kim, o resto são bastante estereotipados. O próprio vilão Thaddeus Valentine do Hugo Weaving é um exemplo disso.



Máquinas Mortais tem produção impecável, um universo original com grande potencial, não é ruim, não mesmo, mas que dado as proporções do projeto,fica abaixo do esperado infelizmente... 

NOTA: 7/10

Assista o Trailer:


Ficha técnica completa 
Título
Mortal Engines (Original)
Ano produção
2018
Dirigido por
Estreia
10 de Janeiro de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
128 minutos
Classificação
 12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário