A fabricante
italiana Lamborghini está levando a segurança automotiva para outros patamares.
Bem, pelo menos para quem pode pagar por isso. A montadora anunciou seu novo
sistema de segurança Lamborghini
Dinamica Veicolo Integrata ou LDVI. Presente no mais novo
modelo topo de linha, o Lamborghini Huracán Evo Spyder, a ferramenta atua em
conjunto com a Unidade de Controle do Motor (ECU), pega dados de todo o carro,
e os usa para ajustar o desempenho em tempo real (na verdade, em menos de 20
milissegundos).
Nas últimas décadas, a tecnologia
tornou os veículos mais seguros e fáceis de dirigir. Freios com distribuição
eletrônica, controle de tração, controle de torque em curvas e outros
"mimos" da tecnologia mantêm os carros na estrada e nos protegem de
pessoas imprudentes - para ser bem educado.
Com este novo dispositivo, a
Lamborghini parece estar disposta a levar a segurança nos carros para um
patamar que não veremos tão cedo em nossos carros do cotidiano.
Com esta
tecnologia, o Lamborghini é capaz de absorver a força bruta de um supercarro
com tração nas quatro rodas com motor V10 e 630cv de potência e domá-lo, o
suficiente para que o motorista médio (que pode gastar US$ 287.400 (R$ 1,1
milhão, na cotação do dia)) possa se divertir sem decolar.
Para conseguir
isso, o LVDI é, na verdade, uma unidade de processamento central superrápida
que coleta dados sobre a superfície da estrada, a configuração do carro, os
pneus e como o motorista está dirigindo o veículo. Em seguida, ele usa essa
informação para controlar vários aspectos do Huracán.
O sistema trabalha
em conjunto com os sensores de hardware da versão 2.0 da Lamborghini
Piattaforma Inerziale (LPI). Este sistema utiliza giroscópios e acelerômetros
localizados no centro de gravidade do carro.
Ele mede os movimentos do veículo
e compartilha esses dados com o computador LVDI.
A Lamborghini diz
que o sistema está tão sintonizado com todos os aspectos de uma unidade que
pode realmente prever a melhor configuração de direção para o próximo momento.
Em outras palavras, se você estiver atrás do volante, voando em curvas em uma
estrada secundária, o sistema reconhecerá seu comportamento quando você mudar
de terreno e adotar outra postura.
Colocar todo esse poder no chão de
uma maneira controlável requer uma quantidade incrível de tecnologia - é aí que
entram a LVDI e outras peças da tecnologia. A montadora acredita que o
resultado é uma experiência de direção que combina exatamente com o que o
motorista quer, independentemente do motor ou modo em que o carro está.
Esse controle
permite que um motorista faça algo que normalmente leva meses — se não anos —
para dominar: drifting . Vai
contra o que o carro quer fazer — perder a tração, mas no modo Sport é possível.
Para fazer isso, o veículo tem que descobrir (em tempo real e com segurança)
coisas como qual ângulo ele quer deslizar. O Huracán EVO Spyder tem que
entender que você quer se desviar e não lutar contra isso. Se isso acontecer,
ele empurrará o carro (e o motorista) de volta ao alinhamento.
Para trazer um
pouco mais para a nossa realidade, alguns carros populares como Fiat Cronos ou
Ford Ka, que possuem controle eletrônico de estabilidade e tração, mesmo que
desligados, agem sobre o comportamento do motorista.
A Lamborghini é conhecida por motores grandes, roncos
provocantes e intensos, design marcante e preços de respeito. Mas a realidade é
que todo esse poder seria inútil se os motoristas não conseguissem controlar o
carro. O sistema mais recente da montadora torna isso possível para todos.
Claro, apenas alguns poucos podem possuir um Lamborghini, mas todos podem
apreciar um sistema que torna a condução mais segura e ao mesmo tempo mais
divertida.
Fonte: Engadget
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