segunda-feira, 11 de março de 2019

Beta do Android Q chega ainda nesta segunda-feira, dia 11



Um formulário da Google pode ter revelado que o Android Q, nova versão do sistema operacional da empresa, pode ganhar seu primeiro beta já nesta segunda-feira (11). A companhia abriu um rastreamento de bugs em sua plataforma voltada para desenvolvedores para que eles informem todos os problemas encontrados no SO, indicando que o beta pode estar próximo.

O formulário foi aberto no Issue Tracker, plataforma da própria Google para que desenvolvedores possam acompanhar e reportar problemas em sistemas ainda em fase de testes. A própria empresa lançou o rastreamento para uma versão prévia em desenvolvimento, nominada como Android Q.

Formulário aberto pela Google em seu Issue Tracker (Foto: Captura/Issue Tracker)

Quando se entra no link da lista de bugs já reportados, é possível perceber que o Issue Tracker só pode mostrar os dados a partir desta segunda-feira (11), indicando que o programa deve ser liberado em beta ainda hoje.

No meio de janeiro, uma prévia do sistema operacional vazou, mostrando algumas das novas funcionalidades que o Android Q pode trazer. Entre elas está a opção de “modo escuro” por padrão, além de alguns outros ajustes.

Outra novidade são possíveis melhorias em privacidade e permissões de aplicativos para o sistema operacional. A proposta é de que Android Q passe a exibir, na barra de ferramentas, se algum dos apps está usando recursos em tempo real. Se o usuário tocar no ícone correspondente, será exibida uma caixa de diálogo informando quais aplicativos estão usando permissões consideradas confidenciais.

Ainda, rumores apontam que o Android vai permitir o desligamento de sensores do smartphone além de bloqueio de chamadas por padrão.

Não há uma data oficial para o lançamento do novo sistema operacional, nem qual será nome oficial. Contudo, a Google costumeiramente apresenta seu novo Android apenas no segundo semestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário