quarta-feira, 10 de abril de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: SHAZAM!


Por João Ramiro Antunes

SHAZAM!: Dirigido por David Sandberg, que veio do cinema de terror (Quando as luzes se apagam e Annabelle 2) ambos apadrinhados por James Wan, faz sua estreia no gênero tão cultuado do momento com SHAZAM! Billy Batson tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo Mago o dom de se transformar em um super-herói adulto chamado Shazam. Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Silvana. 



Capitão Marvel como era conhecido, que depois passou a ser chamado de Shazam, que tem como curiosidade, um significado para cada letra: S de Salomão, H de Hércules, A de Atlas, Z de Zeus, A de Aquiles e M de Mercúrio, letras essas que de acordo com seus respectivos donos, herdaria suas habilidades ou poderes quando transformado. 


Quando criado em 1939, a sabedoria de Salomão, era o que tornava o garoto num adulto com a clareza de um homem, mas que quando fora reinventado em 2011 para os Novos 52 (série de quadrinhos que deu novos ares para origem dos heróis da DC) este ficaria adulto fisicamente, mas com mentalidade de adolescente. 



Então para os fãs mais ardorosos, que esperava ver o "Shazam das antigas", vai se frustar e muito, pois o que o espera no cinema é o dos Novos 52. Dito isso, mesmo sabendo que seria esse desde o início, foi difícil pra mim digeri-lo, pois tudo vai depender do que funciona ou não pra você. 



Por exemplo, pra começar, Billy Batson interpretado pelo Asher Angel, está bem, mas tem sua personalidade completamente destoante da impressa pelo ator Zachary Levi para o Shazam. Em momento algum fica crível pra nós que são a mesma pessoa. Quando adolescente lida com a vida como adulto, já adulto como criança, e com mentalidade que não coincide com 14 anos. 




Zachary Levi manda bem, apesar de algumas vezes passar do ponto, com suas caras e bocas, e em certos momentos nos dando vergonha alheia. O uniforme, que é o item essencial para nos fazer acreditar nesse universo fantástico, é muito espalhafatoso e visivelmente cheio de enchimentos, para criar músculos (algo muito comum no gênero) mas aqui deixando muito fake, perdendo credibilidade em nossa crença investida. 



Já o vilão o doutor Silvana do Mark Strong, que pra mim já esteve bem melhor no Laterna Verde como Sinestro, é genérico, tem poderes legais, mas não tenho certeza se são bem utilizados. 



Agora se tem uma coisa realmente boa nesse filme é o ator Jack Dylan, que faz o Freddy (um dos colegas órfãos do Billy) que dá um show de carisma, e interpretação até melhor que o protagonista e chega a ofuscar até o próprio Shazam. 



Sua dinâmica com Zachary Levi é muito boa, e um dos pontos altos, ajudando muitas vezes a fazer funcionar melhor algumas piadas, por sinal, as únicas que me tiraram risos de verdade, pois o humor desse filme, entra nesse lance do: Funciona ou não. 




Agora partindo para o quesito produção, os efeitos especias e algumas caracterizações de personagens, entregam seu baixo orçamento, fazendo parecer bem ultrapassado.




A ação é o ponto mais baixo pra mim, pois é atrapalhada e sem inspiração, feita não para engrandecer o herói, mas pra fazer graça. Pelo menos à uma surpresa boa, um acontecimento bem legal no "confronto final." 



Com tudo, Shazam é o chute no balde da DC, que começou séria, sombria e sem cor, mas que de tanto feed back negativo, se transformou no oposto em seu mais novo lançamento. O que alguns estão rotulando "o grande acerto ou o símbolo da mudança da DC", pra mim já havia acontecido, e já estava bastante convencido e satisfeito, foi com Aquaman. 


Shazam é uma comédia descompromissada, colorida, tem clima de Sessão da Tarde, é cheio de referências (à Quero ser grande do Tom Hanks) e ao seu próprio universo, com um tom bem leve, o que é bom, mas que as vezes passa do ponto, nitidamente destinado para crianças, tem mensagens bacana sobre amizade e família, não me agradou muito, mas que se pararmos pra pensar no que a DC estava nos entregando à um tempo atrás e seu público alvo, até acaba funcionando de certa forma... 

NOTA:6/10

Assista o Trailer: 



Ficha técnica completa
Título
Shazam! (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
4 de Abril de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
132 minutos
Classificação
 12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário