segunda-feira, 30 de março de 2020

Windows 10 tem bug que afeta conexão com a internet

Parece que a sequência de atualizações que resolvem problemas e criam outros novos bugs no Windows 10 não ficou limitada a 2019. Uma das últimas atualizações (KB4541335) liberadas pela Microsoft causa problemas na instalação de apps no sistema. Agora, a companhia acabou de reconhecer um novo bug no Windows 10, que afeta a conexão com a internet.

Se você estiver usando seu PC e a conexão for interrompida subitamente, cheque se a internet continua funcionando no seu smartphone. Se a internet estiver normal no seu celular, mas o ícone de rede do Windows 10 estiver mostrando “conexão limitada” ou “sem conexão”, você acabou de ser “presenteado” com uma ocorrência do bug mais recente do SO. De acordo com a empresa, o bug só afeta as duas últimas versões do sistema operacional, que são as builds de maio e novembro de 2019.
Central de rede sem fio do Windows 10. (Fonte: Windows Latest/Reprodução)

A atualização que causa a falha é o KB4535996, liberado no dia 27 de fevereiro. A probabilidade maior é de que a falha ocorra em PCs que usem proxy configurado manual ou automaticamente, como VPNs. Mas nada impede que o bug afete PCs com outras configurações de rede.

Ainda relacionado ao acesso à internet, há outro bug que impede o funcionamento correto com apps que usam o WinHTTP ou o WinINet, como o Microsoft Teams, Office, Outlook, Office 365, Internet Explorer e algumas versões do Edge.

Há uma solução rápida?

No momento, não é possível relacionar o bug a uma causa específica, a não ser pelo fato do KB4541335. A solução mais simples e rápida para que a conexão com a internet seja restabelecida é reiniciar o computador.

Se o bug se tornar muito frequente e atrapalhar o uso normal da máquina, há a opção de desinstalar a atualização.

De toda forma, a Microsoft já está trabalhando em um novo patch de correção, que deve ser liberado em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário