segunda-feira, 23 de março de 2020

Coronavírus: Canadá e Austrália não irão aos Jogos Olímpicos de 2020

Os Jogos Olímpicos de 2020, que acontecem em Tóquio, ainda não foram oficialmente adiados ou suspensos por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) — o calendário permanece inalterado, com as competições ocorrendo entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano. Preocupados com a situação mundial da doença, dois países já anunciaram que não enviarão atletas ou comitivas ao torneio caso a situação permaneça a mesma.

Segundo a CNN, o Canadá foi o primeiro país a tomar uma atitude. "Apesar de reconhecermos as complexidades inerentes em relação a um adiamento, nada é mais importante do que a saúde e a segurança de nossos atletas e da comunidade mundial", afirma o Comitê Olímpico Canadense. A medida vale também para os atletas paralímpicos, já que a competição da categoria começa no final de agosto.

O comitê canadense foi seguido pela delegação da Austrália, que se reuniu por videoconferência nesta segunda-feira (23) para tomar a decisão conjunta. "Está claro que os Jogos não podem ser realizados em julho", afirma o chefe da delegação local, Ian Chesterman. Tanto os australianos quanto os canadenses defendem que as Olimpíadas sejam adiadas em um ano, para serem realizadas em julho de 2021.

E agora?

Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) só declarou que não pensa em cancelar a edição, mas já admite a possibilidade de um adiamento. Outros países devem confirmar a ausência no evento a partir desta semana, o que deve aumentar a pressão sobre o órgão para que uma decisão seja tomada mais rapidamente.

Situação parecida ocorreu com eventos de tecnologia — a MWC 2020, por exemplo, demorou a suspender a realização do evento por motivos de saúde pública, mas se viu forçada a seguir as orientações após o cancelamento da participação de várias companhias de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário