O Twitter excluiu duas postagens da conta oficial do presidente Jair Bolsonaro nesse domingo (29), alegando violação às regras da rede social. As mensagens apagadas continham vídeos nos quais ele aparecia em visita a Taguatinga e Sobradinho, no Distrito Federal, não seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde quanto ao distanciamento social para evitar a propagação do coronavírus.
Em uma das postagens excluídas, Bolsonaro aparece conversando com um ambulante na rua e dizendo que as pessoas precisam continuar trabalhando, além de ressaltar que os maiores de 65 anos devem ficar em casa. Enquanto isso, várias pessoas se aglomeravam ao redor deles para observar o bate-papo.
Na outra, o presidente surge entrando em um supermercado, o que novamente provoca uma grande aglomeração em torno dele. Além disso, Bolsonaro criticou as medidas de isolamento determinadas pelas autoridades de saúde e comentou que um remédio para a covid-19 já é realidade. Em certo momento, ele também diz que o país ficará imune quando 60% ou 70% da população estiverem infectados.
No lugar da mensagem, o Twitter colocou o aviso sobre a violação das regras
Fonte: Twitter/Reprodução
Recentemente, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também teve um tweet apagado pela plataforma. A mensagem trazia um vídeo antigo sobre o coronavírus, apresentado por ele como se fosse novo, confundindo os seguidores. Ao compartilhar o post, o senador Flávio Bolsonaro teve a sua mensagem igualmente excluída.
As novas regras do Twitter
Nas últimas semanas, o Twitter tem atualizado as suas regras de postagens por causa do coronavírus. O objetivo é conter a disseminação de conteúdos que eventualmente vão contra as informações de saúde pública mencionadas pelas fontes oficiais.
De acordo com as novas regras, a rede social pode excluir postagens que trazem algum tipo de “negação das recomendações de autoridades de saúde locais ou globais” e a “negação de fatos científicos estabelecidos”, entre outros tipos de conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário