sábado, 28 de março de 2020

MIT cria ventilador médico capaz de amenizar crises respiratórias

A pandemia da covid-19 revelou uma grande fraqueza dos nossos sistemas de saúde: a quantidade limitada de ventiladores pulmonares disponível nos leitos de internação. Trabalhando para amenizar esse problema, engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, desenvolveu um dispositivo menor e mais barato capaz de abastecer hospitais em situação crítica.

Batizado de MIT Emergency Ventilator — ou E-Vent, como foi apelidado — é um dispositivo motorizado que comprime e expande uma bolsa ar para simular o movimento de respiração e encaminhar ar para os pulmões.

O E-Vent está sujeito a avaliações da Food and Drug Administration, uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos estadunidense. Configurado como “Emergency Use Authorization.”, o projeto está sendo tratado como prioridade pelo órgão e deve ter utilização aprovada em poucos dias.
Modelo do E-Vent.
Fonte:  MIT 

“Atualmente, aguardamos feedback da FDA. Ultimamente, nossa missão é buscar aprovação da FDA. Esse processo toma tempo, por outro lado.”, disse um membro do time para o site MIT News.

Curiosamente, também não está claro se o time garante que é possível auxiliar a respiração de um paciente que sofre com crises respiratórias de pacientes com covid-19. Ressaltam, em seu site, que o E-Vent não substitui totalmente o uso de um ventilador pulmonar convencional, mas que pode servir para amenizar a escassez mundial e ajudar pacientes em estado menos grave.

Antes do surto do novo coronavírus, o projeto era pensado para atender a demanda de regiões rurais de países em desenvolvimento. Normalmente, habitantes desses locais sofrem com problemas respiratórios crônicos, mas tem acesso limitado a hospitais públicos ou particulares. Sendo uma alternativa barata, versátil e portátil, o E-Vent poderia ser adquirido ou distribuído em campanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário