segunda-feira, 30 de março de 2020

Áudio viral no WhatsApp é realmente 8D?

Uma suposta nova forma de escutar música está viralizando no WhatsApp. Com a promessa de surpreender o usuário, o áudio identificado como "tecnologia 8D" é exemplo de uma técnica que vem se popularizando em outras plataformas, como o YouTube.

Apesar de a mensagem chamar de "nova tecnologia", o efeito não é tão novo assim. Nos últimos anos, o formato cresceu em vários sites, mas não ficou tão conhecido. Essa pode ser a primeira vez que muitas pessoas escutam esse tipo de material, por isso compartilharam tão rapidamente.
"Escute essa música  com fone de ouvido (colocar os 2 fones). É a nova música do Pentatonix, composta com tecnologia 8D. Ouça apenas usando fone de ouvido. Será a primeira vez que você vai ouvir essa música com o cérebro e não com os ouvidos. Você vai sentir a música vindo de fora e não dos fones de ouvido. Vai perceber a música passando dando a volta por trás da sua cabeça, indo de um lado para o outro. Sinta os efeitos dessa nova tecnologia"

Como funciona o "áudio 8D"?

A técnica usa efeitos para tentar transmitir a sensação de que o som vem de dentro da sua cabeça, aumentando a imersão. A produção desse tipo de conteúdo utiliza diferentes métodos de processamento que dão o efeito que ficou conhecido como "áudio 8D".

Juntos, os recursos levam o cérebro a perceber o som como proveniente de algum lugar no espaço tridimensional. Isso dá a impressão de que o áudio vem de todos os lados, e o efeito é amplificado com uso de fones de ouvido pois eles direcionam melhor o som.
O efeito mais óbvio usado é que o som é panorâmico de orelha a orelha: em quase todo "áudio 8D" isso é muito intenso e dá a sensação de que o som transita entre os ouvidos. Mas há uma variedade de efeitos que dão a impressão de maior profundidade.

Em suma, o som não é realmente 8D e não está claro de onde veio esse nome. Poderia ser descrito mais precisamente como 3D, se compararmos com a abordagem 2D na maioria das músicas, já que também fornece uma sensação de profundidade ao invés de focar simplesmente a direita ou a esquerda, como as gravações tradicionais em estéreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário