quinta-feira, 19 de março de 2020

UE pede que usuários não vejam Netflix em HD, para economizar banda

As redes de internet domésticas estão preparadas para um contingente de milhões de pessoas isoladas em suas casas por semanas? Essa é uma preocupação de autoridades e operadoras, que temem que o volume de dados trafegado por tanta gente trabalhando de casa ou consumindo vídeos por streaming por causa da pandemia do novo coronavírus possa sobrecarregar as redes.

Nesta semana, a União Européia pediu à Netflix e outras plataformas de que diminuam a qualidade de exibição dos vídeos para evitar que a Internet “quebre” devido ao uso sem precedentes da banda. O Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, postou no Twitter que havia conversado com o CEO da Netflix, Reed Hastings, sobre o pedido.
“Conversa telefônica importante com @ReedHastings, CEO da @Netflix. Para vencer o #COVID19, nós #FicamosEmCasa. Teletrabalho e streaming ajudam muito, mas as infraestruturas podem estar em dificuldades. Para garantir o acesso à Internet para todos, vamos alterar a definição #MudeParaPadrão quando o HD não for necessário”, escreveu Breton.

Em entrevista à CNN, um porta-voz da empresa afirmou que Hastings e Breton vão falar novamente nesta quinta-feira (19). "O comissário Breton está certo ao destacar a importância de garantir que a Internet continue a funcionar sem problemas durante esse período crítico", disse o porta-voz da Netflix. "Estamos focados na eficiência da rede há muitos anos, inclusive fornecendo nosso serviço de conexão aberta gratuitamente para empresas de telecomunicações".

A Netflix disse que já ajusta a qualidade dos streamings à capacidade de rede disponível, e usa uma rede de entrega especial que mantém sua biblioteca mais próxima dos usuários, como forma de consumir menos banda. Na última quarta-feira (18), o Facebook chegou a reconhecer que os efeitos da pandemia também a estão levando seu tráfego ao limite.

Mark Zuckerberg, CEO da companhia, disse que os serviços do Facebook (como Whatsapp, Messenger e Instagram) estão enfrentando "grandes ondas" de uso, com uma demanda "muito além" do pico anual da véspera de Ano Novo. As chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e no Facebook Messenger, em particular, estão consumindo mais que o dobro dos níveis usuais.

Fonte: CNN

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