O empresário Elon Musk enviou um email aos funcionários da SpaceX em uma tentativa de tranquilizar a equipe em relação ao novo Coronavírus (Covid-19), considerado uma pandemia a nível mundial pela Organização Mundial da Saúde e com mais de 6,5 mil mortes registradas em todo o mundo.
Segundo o BuzzFed News, o memorando de Musk é uma carta em tom pessoal. Nela, o CEO diz que estudou sobre o assunto e tudo sugere que "ela não está entre os cem maiores riscos à saúde nos Estados Unidos". Ele ainda afirmou que mortes por acidentes de automóveis são mais prováveis do que pelo coronavírus — isso levando em conta somente a quantidade de mortos da semana passada e apenas nos EUA.
"As 36 mortes foram quase todas em grupos de alto risco, particularmente em pessoas mais velhas que já tinham problemas respiratórios antes, diabetes ou doenças cardíacas. Isso foi ampliado em alguns casos, como estar preso em um navio de cruzeiro com baixo acesso a instalações hospitalares", escreveu.
Críticas
O BuzzFeed News ouviu especialistas na área de saúde que criticaram duramente o posicionamento do executivo. Afinal, as duas situações nem sequer devem ser comparadas em tom de igualdade: o vírus se espalha com facilidade, ainda não tem uma vacina desenvolvida e a taxa de mortalidade aumenta consideravelmente ao longo das semanas.
Musk ainda deixou de contar a escalabilidade da doença, independente de os infectados serem grupos de risco ou não. A Itália registrou, por exemplo, 368 novas mortes em um único dia por causa da doença e já ultrapassou os 1,8 óbitos no país — bem mais que os 36 citados por Musk.
No Twitter
Entre pessoas influentes no setor de tecnologia, Musk parece ser um dos maiores críticos às estratégias de contenção e combate ao coronavírus. No início do mês, ele usou o Twitter para falar que o pânico em relação ao covid-19 era "estúpido" — antes que o presidente dos EUA, Donald Trump, declarasse a doença como um grave problema e até mesmo fechasse as fronteiras do país.
116 mil pessoas estão falando sobre isso
No último domingo (15), ele voltou ao Twitter e parece ter emitido uma nova opinião sobre o assunto: "Medo é o assassino da mente", uma frase do escritor Frank Herbert em sua obra mais conhecida, "Duna".
O trecho original e completo é o seguinte: "Eu não devo ter medo. Medo é o assassino da mente. Medo é uma pequena morte que traz obliteração total. Eu vou encarar o meu medo. Eu vou permitir que ele passe por mim e através de mim. E quando ele se for, voltarei o meu olho interior para ver o seu caminho. Onde o medo não estiver mais, não haverá nada. Só eu permanecerei".
Fontes:BuzzFeed News/Ryan Mac
Nenhum comentário:
Postar um comentário