quinta-feira, 19 de março de 2020

Chatbot informa e alerta mulheres sobre relacionamentos abusivos

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) lançou nesta terça-feira 17, em parceria com a Microsoft, um chatbot para dar à população todas as orientações necessárias sobre relacionamentos e, principalmente, alertar as mulheres sobre os perigos de relações tóxicas e abusivas. 

Denominado MAiA - acrônimo de Minha Amiga Inteligência Artificial -, o robô pode ser encontrado no site do Namoro Legal, projeto sobre a violência contra a mulher criado em junho de 2019. Na página, também é possível baixar uma cartilha com dicas sobre, por exemplo, como identificar um relacionamento abusivo e o que fazer nesta situação.

Segundo a idealizadora do projeto e coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP, promotora Valéria Scarance, a novidade aborda a temática do relacionamento abusivo com uma linguagem simples e acessível ao usuário. 

“A MAiA foi elaborada para identificar as relações de violência, alertar as usuárias e compartilhar as informações (sobre como se proteger) para evitar casos de violência. Por isso a necessidade da linguagem correta”, explicou ao site Mobile Time.

Privacidade

Em dispositivos móveis, o robô conversacional funciona com navegação pelo site Namoro Legal. A idealizadora do projeto não descarta a expansão para outras plataformas de mensageria, mas preferiu não fazer neste primeiro momento, para não manter os dados das usuárias.

Com a nuvem da Microsoft responsável por armazenar seu sistema, o bot contou também para sua criação as consultorias do Elo Group e Ilhasoft. O conteúdo inserido no robô passou pelo aval do Comitê de IA e Ética em Engenharia e Pesquisa da Microsoft (AETHER).

Nenhum comentário:

Postar um comentário