sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Facebook dobra anúncios no Instagram e aumenta controle sobre a plataforma


Facebook ordenou que a quantidade de anúncios seja dobrada dentro do Instagram e amplia cada vez mais seu domínio sobre a plataforma. Essa mudança veio à tona pouco tempo depois dos cofundadores da rede social, Kevin Systrom e Mike Krieger, pedirem demissão e abandonarem equipe. Aplicativo de imagens é dos um dos mais rentáveis sob o comando de Mark Zuckerberg.

Para se ter uma ideia, em 2016, o Instagram gerou uma receita de cerca de US$ 1 bilhão, e a expectativa é que esse número seja ainda maior, próximo dos US$ 15 bilhões. Isso representa cerca de um quarto da receita geral do Facebook, portanto é um valor bastante expressivo.

O foco em publicidade e vendas via Instagram pode ser claramente observado desde a aquisição pelo Facebook. Ao rolar o feed da rede social de imagens, logo é possível visualizar uma ampla variedade de anúncios. Enquanto isso, muitos perfis comerciais passaram a ofertar e vender seus produtos diretamente no Instagram. 

Instagram é um dos apps mais rentáveis sob domínio de Zuckerberg. (Fonte: Unsplash)

Vai virar Facebook?

A companhia tem investido bastante em novas ferramentas para o app de imagens, algumas inclusive foram adaptadas do próprio Facebook. Com o acréscimo de recursos, o Instagram atrai cada vez mais usuários, em especial os mais jovens. Mas algo muito curioso é que Zuckerberg parece estar fortemente interessado em trazer o nome do Facebook para dentro da outra plataforma.

Isso pode ser visto diretamente na aba de configurações dessa rede social, na qual está escrito: “Instagram do Facebook”. Alguns rumores também indicam que há certo movimento de migração de equipes dedicadas ao Instagram para o Facebook. Exemplo disso é que o email de colaboradores internos passou a exibir a terminação “fb.com”.
Facebook passa a exibir seu nome no Instagram. (Fonte: Instagram/Camilla Silva)

Políticas e ferramentas

A exemplo dos escândalos de fake news, a empresa de Zuckerberg tem procurado trazer novas políticas e recursos nesse sentido para o Instagram. Recentemente foi inclusive anunciada, apenas para usuários dos Estados Unidos, uma nova ferramenta de denúncia de notícias falsas publicadas na plataforma.

Ainda assim é fácil notar a uma boa quantidade de fake news na rede social. Há pouco tempo diversas celebridades, como Julia Roberts, Usher e o ator Rob Lowe, publicaram em seus perfis a imagem de uma notícia falsa sobre as políticas de uso de imagens do Instagram. O texto em questão afirmava que a plataforma poderia usar fotos de usuários na justiça, caso quisesse. A situação foi rapidamente desmentida por um executivo do Instagram, mas ainda é possível ver o post em circulação na rede social.
Ator Rob Lowe foi uma das celebridades que compartilhou notícia falsa na rede social. (Fonte: Instagram/Rob Lowe)



Um comentário:

  1. Like facebook Instagram is also popular social media. By using Instagram you can share images, videos and stories to your friends and families. There are many Instagram Mods like GB Instagram, OG Instagram, Insta Ultra, Instagram Plus and Instagram Mod APK. Using these mods you can download images, videos and stories from Instagram. Here is the download link available if you want to download Insta mods. thanks

    ResponderExcluir