sábado, 17 de agosto de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO


Por João Ramiro Antunes

Baseado numa série de livros escritos por Alvin Schwartz, ilustrados pela fantástica arte do artista Stephen Gammell, publicados em 1981, 1984 e 1991. Sucesso de vendas, esses três livros (com apenas o primeiro volume lançado aqui no Brasil) narram contos de terror, contados como lendas populares e urbanas. 
Nascido em 25 de abril de 1927, Alvin sempre gostou de folclore e criaturas folclóricas, assim criando seus próprios contos. Seu primeiro livro publicado em 1972, se tornou um BEST-SELLER na época, mas por lidar com folclore, ficou conhecido como escritor de livros infanto-juvenil, mesmo contendo elementos e personagens perturbadores. Apesar de a bastante tempo, terem tentado trazer pra telona, só agora em 2019, que finalmente ganhou uma adaptação, e faz sua estréia nos cinemas. 
A cidade de Mill Valley é assombrada a décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows. Em 1968, a jovem Sarah Bellows, uma garota problemática que mantinha um mal relacionamento com os pais, foi ao porão para escrever um livro pequeno de histórias macabras.
Décadas mais tarde, um grupo de adolescentes descobre o livro e começa a investigar o passado de Sarah. No entanto,as histórias do livro começam a se tornar reais.
 
O filme é dirigido por André Ovredal,  produzido e roteirizado por ninguém menos que Guillermo del Toro, junto com Dan Hageman, John August e Kevin Hageman. E se tem uma coisa que esse cara entende, (diga-se de passagem) é de monstros. 
 
Mesmo nesses cargos dá pra sentir a mão do Del Toro durante todo o longa, o que me deixou feliz e triste ao mesmo tempo, pois apesar de um nome de peso como esse por trás, a campanha de marketing foi muito fraca para com esse filme.
Assim com IT-A coisa de 2017, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é um terror que flerta com outro gênero. Ambos lidam com garotos ou adolescentes, no auge do período da juventude, numa jornada contra uma entidade das trevas. Aqui no caso, vividos por Zoe Margaret, Michael Garza, Austin Zajur, Natalie Garzhorn, Austin Abrams e Gabriel Rush, como protagonistas dessa macabra história.
Stella Nicholls (Zoe Margaret) é o foco, coração e alma do grupo, e ao seu lado como aliado e companheiro está Ramón Moralles do ator mexicano (assim como seu personagem) Michael Garza, ambos mandam muito bem.
 
E mesmo pode se dizer de Chuck Steinburg (Austin Zajur) e sua irmã Ruth Steinburg (Natalie Garzhorn), que entrega uma cena angustiante. O único probleminha do longa é o ritmo, com a fluidez dos acontecimentos, mas o roteiro merece mérito por juntar tantas criaturas em uma só história, sem parecer inchada e deixando tudo bem coeso no final.
Eu sei que o lance da turminha se metendo numa enrascada, e até mesmo com elementos que lembram outros filmes que já vimos como: Premonição ou O Segredo da Cabana, podem te soar clichêzão, mas esse é daqueles que funciona como aqueles terror raiz que víamos na nossa infância.
O grande diferencial aqui está na qualidade e variedade de criaturas, e na ideia de que o medo não está em elas te atacarem, mas simplesmente vê-la vindo na sua direção, e nisso o diretor acerta em cheio. O que pode frustrar alguns,se por exemplo você for daqueles que curtem um terror violento com sangue pra todo lado, eu só lamento, não é o que filme tem pra oferecer. A obra pelo qual foi adaptado deixa isso claro, então cuidado pra não julgá-lo por algo que ele não vende. Agora voltando pros monstros, a direção de arte dá um show, e o trabalho de maquiagem e efeitos práticos é espetacular.
Entregando com fidelidade essas aberrações, cada uma com sua particularidade e design extremamente arrojado. Funcionando na maior parte do tempo, melhores e mais verossímil que os compostos por CGI, e uma delas tem visual com performance corporal assustadoramente marcante.
Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é uma aventura de terror divertida e macabra,te garante sustos, assim como constrói bons momentos de aflição e suspense, criaturas inesquecíveis, produção excelente, enredo não muito original, mas que consegue te prender, deixa elementos pra sequências, e é um bom filme do terror clássico.

NOTA: 8/10

Assista o Trailer:


Ficha técnica completa
Título
Scary Stories to Tell in the Dark (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
8 de Agosto de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
111 minutos
Classificação
 14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero
Países de Origem

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário