sexta-feira, 23 de agosto de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: BRIGHTBURN - FILHO DAS TREVAS



Por João Ramiro Antunes

E se o Superman fosse mal? Essa foi a proposta do terror Brightburn - Filho das Trevas lançado em 23 de maio desse ano nos cinemas, e que acaba de ficar disponível pra home vídeo. 
Uma criança alienígena cai no terreno de um casal da parte rural dos Estados Unidos e eles decidem criar o menino como seu filho. Porém, ao descobrir seus poderes, ao invés de se tornar um herói, ele passa a aterrorizar a pequena cidade onde vive. Qualquer semelhança nessa história não é mera coincidência, pois o diretor David Yarovesky e o produtor James Gunn (Guardiões da Galáxia) deixaram isso bem claro nos trailers. 
Os roteiristas Brian Gunn e Mark Gunn usam a mitologia do Kryptoniano para contar essa macabra história do garoto Brandon Breyer interpretado pelo ator mirim Jackson A. Dunn que faz um bom trabalho aqui. Mesmo com expressões meio apáticas, acredito eu, serviu para o personagem, passando a mensagem certa de que há algo muito errado com aquele garoto, e que ele é "especial" como seus pais dizem.
Falando neles, sua mãe Tori Breyer (Elizabeth Banks) e Kyle Breyer (David Denman), estão muito bem, ela como uma mãe amorosa, dedicada e com senso materno de proteção muito real e autêntico. 
E ele o pai, apesar de demonstrar menos, enxergando as coisas mais com racionalidade do que com sentimento, o que é importante pra situação. Assim também, vale mencionar os tios do garoto bem retratados pelos atores Matt L. Jones e Meredith Hagner. O filme tem uma produção Ok, apesar do investimento, deveras baixo de 20 milhões de dólares, para os padrões Hollywoodianos, mesmo deixando efeitos visuais meio, como eu posso dizer...menos polidos. Mas em algumas cenas até surpreendem, principalmente no excelente trabalho de make up na hora da violência gore, que me fizeram contorcer na cadeira. 
Então pensando como um todo, diria que foi um bom investimento da pouca grana. Fazendo jus ainda nos oferecendo alguns takes inventivos, fotografia sombria com um bom uso da cor vermelha, um design de produção interessante, como no "uniforme" do menino, que é simples, mas que fica bem em cena, dando o ar de medo que precisa.
 
Talvez o único e real defeito esteja no roteiro. Por ser uma cópia quase exata do Superman, torna-o clichê, pois sabemos seus poderes, o momento que vai descobrir e até mesmo usar, diminuindo bastante a graça da experiência.  
Fora algumas tomadas bem manjadas do gênero, com alguns conceitos e jump scare previsíveis, e as facilitações de roteiro, com algumas reações inverossímeis de personagens. Mesmo assim, acho que funcionou com a proposta estabelecida por seus idealizadores, entregando um filme honesto e operante, com algumas idéias legais e sinistras com um garoto como protagonista. 
Brightburn - Filho das Trevas é um drama/terror melhor que imaginava, tem boas atuações, tentativa válida de mescla de gêneros, deixa gancho promissor em algumas cenas durante os créditos, mas que infelizmente creio que não veremos fluir, pois com uma bilheteria total de 34 milhões, é bem improvável. 

NOTA: 7/10

Assista o Trailer: 


Ficha técnica completa
Título
Brightburn (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
23 de Maio de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
90 minutos
Classificação
 16 - Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero
Países de Origem



Nenhum comentário:

Postar um comentário