Se você é um
jogador casual de games mobile, já deve ter se deparado com muitas propagandas;
e é bem provável que, em vários casos, pudesse receber itens e vidas extras ao
assisti-las. Ciente dessa prática, a Google anunciou em seu blog de desenvolvedor que facilitará
a adoção do método para os autores de aplicativos.
A ferramenta, nomeada Rewarded
Products, já está disponível em versão beta e ajuda os desenvolvedores a
tornarem todo tipo de jogador — incluindo os que não pretendem usar dinheiro
real no jogo — em uma forma de lucro; da mesma maneira, ajuda os jogadores a
adquirirem conteúdo pago do game de modo gratuito.
(Imagem: Divulgação)
Anteriormente, para fazer troca
de itens e moedas do jogo, o desenvolvedor precisava criar seu próprio método
ou utilizar ferramentas de terceiros, o que poderia não ser tão lucrativo. A
nova ferramenta da Google permite a adoção do método com muito mais facilidade,
diretamente na Google Play Console.
Nada muito novo
Embora seja um serviço com
qualidade da Google, o jogador habituado com a prática não notará diferença. As
propagandas, por enquanto somente em vídeo, ainda tomarão toda a tela,
obrigando a assisti-las por alguns segundos.
(Imagem: Divulgação)
A facilidade na adoção da nova
ferramenta também pode resultar em exageros por parte dos desenvolvedores, como
excesso de propagandas ou trocas injustas. Por esse motivo, a Google está
atenta sobre como o serviço será recebido pelos jogadores.
Adequando-se ao próprio público
Enquanto a Google apresenta a
nova ferramenta para os profissionais, a Apple já está tendo sucesso com o
sistema de assinaturas. Embora seja uma alternativa mais lucrativa, usuários
Android são mais resistentes à ideia de pagar por aplicativos, o que resulta em
uma App Store com quase o dobro de receita em comparação à Google Play.
(Imagem: Reprodução/AndroidPit)
Portanto, tornar meios de
monetização mais populares e atrativos para criadores é fundamental para que as
empresas continuem desenvolvendo para Android.
Para adicionar o método de
monetização aos aplicativos, basta acessar o site da Google.
Fontes: TECHCRUNCH/ TECH RADAR/ ENGADGET
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