domingo, 8 de março de 2020

Coronavírus: norte-americanos utilizam vodka para higienizar mãos

O Twitter, assim como outras redes sociais, tem sido utilizado para veicular informações falsas sobre o Coronavírus. A mais nova onda de fake news surgiu nesta semana, quando a fábrica de vodka norte-americana Tito’s teve que esclarecer em seu perfil que sua bebida não era adequada para higienizar as mãos.

Tudo começou quando um usuário do Twitter postou que havia feito uma receita com a vodka da marca para se proteger contra o Coronavírus. Depois disso não demorou muito tempo para que diversos usuários testassem a receita em casa e fazerem publicações, aprovando a ideia — que fez sucesso, inclusive, devido ao baixo custo da bebida.

Em resposta, a marca esclareceu que desinfetantes para mãos precisam ter 60% de álcool em sua composição, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A bebida, por sua vez, tem apenas 40% de álcool e não se encaixa no parâmetro.
(Fonte: ClickOnDetroit/Reprodução)

A receita ficou tão famosa que pessoas começaram a postar tutoriais sobre como fazer um higienizador para mãos barato utilizando a vodka em questão. Um blog chamado Good House Keeping ousou incrementar a receita, divulgando um tutorial que inclui a bebida, gel de aloe vera e óleos essenciais. Além de dizer que se tratava de um gel "seguro e eficaz".

"Assim que vimos os artigos e as postagens nas redes sociais, esclarecemos as coisas.", disse a empresa em um email para o Gizmodo. “Embora seja bom para os negócios que nossos consumidores usem grandes quantidades de Tito’s para higienizar as mãos, seria uma pena desperdiçar uma boa bebida, especialmente se não funcionar.”

De acordo com as recomendações do CDC, lavar as mãos com água e sabão é método mais eficaz para evitar o Coronavírus. Mas, se isso não for possível, prefira um desinfetante para mãos adequado — não uma bebida alcoólica.

Fontes:Gizmodo /CNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário