No ano passado, o Firefox começou a
testar um recurso para exibir dicas aos usuários em sua página inicial. Só que
o “experimento” repercutiu mal nas redes sociais: enquanto a Mozilla defendia sua ideia, usuários reclamavam de uma suposta
propaganda.
Isso tudo porque o Firefox passou a mostrar um alerta sobre o serviço de hospedagem Booking.com. A mensagem (também conhecida como snippet) oferecia um vale-presente de US$ 20 em compras na Amazon aos que reservassem um quarto de hotel.
Isso tudo porque o Firefox passou a mostrar um alerta sobre o serviço de hospedagem Booking.com. A mensagem (também conhecida como snippet) oferecia um vale-presente de US$ 20 em compras na Amazon aos que reservassem um quarto de hotel.
Na
época, um porta-voz do Mozilla chegou a declarar que a mensagem era “uma
experiência para fornecer mais valor aos usuários do Firefox através de ofertas
fornecidas por um parceiro”. Ninguém digeriu bem a explicação, mas o navegador
não deixou de exibir o alerta.
Para definir o conteúdo direcionado
aos usuários, o navegador utiliza diretrizes como a localização do computador
do usuário (para exibir mensagens relevantes de acordo com seu país) e dados de
interação como o número de vezes que um conteúdo foi clicado. De acordo com a
Mozilla, as informações servem para garantir a efetividade e o sucesso do
snippet.
Como a mensagem não é classificada
como um anúncio, bloqueadores de propaganda não impedem o aparecimento da
notificação. Mas, se quiser evitar as recomendações do Firefox, o usuário nem
precisa ir tão longe. É possível desativar o recurso nas configurações do
próprio navegador. Siga nosso passo-a-passo:
1) Abra o navegador e vá em
Configurações, representado pelo ícone de engrenagem no canto superior direito.
Também é possível encontrar a opção ao clicar no ícone de três barrinhas.
2) Uma página será aberta com as
preferências de Configurações. Na lista exibida na lateral esquerda, clique em
“Início”: 3) Vá até o fim da página. Você encontrará a opção Snippets,
que são as mensagens que a Mozilla encaminha para você como sugestões de
conteúdo relevante. Desative a função.
E se você
quer se livrar de qualquer tipo de anúncio no Firefox, é bom também desativar
as recomendações do Pocket, que são notícias e histórias patrocinadas e
selecionadas especialmente para sua página inicial.
A Mozilla
afirma que as recomendações são baseadas no histórico de navegação de cada
usuário. “O processo de decisão de quais histórias você vê ocorre internamente
na sua cópia do Firefox. A Mozilla e o Pocket não recebem uma cópia do seu
histórico do navegador”, explica.
Pronto!
Agora você não vai mais receber recomendações do Firefox – sejam elas
propagandas ou não.
Privacidade
no Firefox
Criada em
1998 por membros da Netscape, a Mozilla surgiu como uma organização sem fins
lucrativos. Em fevereiro deste ano, a empresa completou 21 anos de existência.
A primeira
versão do navegador Firefox foi lançada pela empresa em 2002. Atualmente, apenas 4,3% dos usuários o utilizam como primeira opção de
navegação – mas a empresa enfrenta forte concorrência. O
Chrome, da Google, aparece em primeiro lugar,
concentrando 62,4% dos usuários, e é seguido pelo Safari (15,5%) da Apple.
A maioria
dos usuários fiéis ao Firefox são atraídos pelo discurso de privacidade da
Mozilla. Além de afirmar só coletar dados necessários (como quando você
compartilha relatórios de problemas), a empresa também diz proporcionar aos
usuários mais controle sobre suas informações.
A empresa
consegue coletar dados por meio dos próprios produtos (por exemplo, quando você
verifica se sua versão do Firefox está atualizada), por terceiros ou ao usar
dados autorizados para a personalização de serviços.
“Quando
você nos envia informações pessoais, nós as utilizamos de acordo com sua
permissão. Em geral, usamos suas informações para nos ajudar a melhorar nossos
produtos e serviços para você”, diz a empresa. “Também não queremos manter suas
informações pessoais por um prazo mais longo do que o necessário. Quando essas
informações não forem mais necessárias, providenciaremos a destruição delas”.
É
considerada informação pessoal toda aquela que identifica o usuário, como nome
e e-mail. O compartilhamento de dados com terceiros também é mais restrito e
realizado em casos específicos para evitar danos aos usuários e terceiros ou
quando o Firefox é obrigado por lei.
A questão
é tão enraizada que a Mozilla chegou a
suspender anúncios no Facebookapós o escândalo de compartilhamento
de dados com a consultoria Cambridge Analytica.
Fonte: How To Geek
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