quarta-feira, 13 de março de 2019

Como desativar anúncios que aparecem no Firefox



No ano passado, o Firefox começou a testar um recurso para exibir dicas aos usuários em sua página inicial. Só que o “experimento” repercutiu mal nas redes sociais: enquanto a Mozilla defendia sua ideia, usuários reclamavam de uma suposta propaganda.

Isso tudo porque o Firefox passou a mostrar um alerta sobre o serviço de hospedagem Booking.com. A mensagem (também conhecida como snippet) oferecia um vale-presente de US$ 20 em compras na 
Amazon aos que reservassem um quarto de hotel. 


Na época, um porta-voz do Mozilla chegou a declarar que a mensagem era “uma experiência para fornecer mais valor aos usuários do Firefox através de ofertas fornecidas por um parceiro”. Ninguém digeriu bem a explicação, mas o navegador não deixou de exibir o alerta.

Para definir o conteúdo direcionado aos usuários, o navegador utiliza diretrizes como a localização do computador do usuário (para exibir mensagens relevantes de acordo com seu país) e dados de interação como o número de vezes que um conteúdo foi clicado. De acordo com a Mozilla, as informações servem para garantir a efetividade e o sucesso do snippet.

Como a mensagem não é classificada como um anúncio, bloqueadores de propaganda não impedem o aparecimento da notificação. Mas, se quiser evitar as recomendações do Firefox, o usuário nem precisa ir tão longe. É possível desativar o recurso nas configurações do próprio navegador. Siga nosso passo-a-passo: 

1) Abra o navegador e vá em Configurações, representado pelo ícone de engrenagem no canto superior direito. Também é possível encontrar a opção ao clicar no ícone de três barrinhas.


2) Uma página será aberta com as preferências de Configurações. Na lista exibida na lateral esquerda, clique em “Início”: 3) Vá até o fim da página. Você encontrará a opção Snippets, que são as mensagens que a Mozilla encaminha para você como sugestões de conteúdo relevante. Desative a função.


E se você quer se livrar de qualquer tipo de anúncio no Firefox, é bom também desativar as recomendações do Pocket, que são notícias e histórias patrocinadas e selecionadas especialmente para sua página inicial.

A Mozilla afirma que as recomendações são baseadas no histórico de navegação de cada usuário. “O processo de decisão de quais histórias você vê ocorre internamente na sua cópia do Firefox. A Mozilla e o Pocket não recebem uma cópia do seu histórico do navegador”, explica.

Pronto! Agora você não vai mais receber recomendações do Firefox – sejam elas propagandas ou não.

Privacidade no Firefox

Criada em 1998 por membros da Netscape, a Mozilla surgiu como uma organização sem fins lucrativos. Em fevereiro deste ano, a empresa completou 21 anos de existência.

A primeira versão do navegador Firefox foi lançada pela empresa em 2002. Atualmente, apenas 4,3% dos usuários o utilizam como primeira opção de navegação – mas a empresa enfrenta forte concorrência. O Chrome, da Google, aparece em primeiro lugar, concentrando 62,4% dos usuários, e é seguido pelo Safari (15,5%) da Apple.

A maioria dos usuários fiéis ao Firefox são atraídos pelo discurso de privacidade da Mozilla. Além de afirmar só coletar dados necessários (como quando você compartilha relatórios de problemas), a empresa também diz proporcionar aos usuários mais controle sobre suas informações.

A empresa consegue coletar dados por meio dos próprios produtos (por exemplo, quando você verifica se sua versão do Firefox está atualizada), por terceiros ou ao usar dados autorizados para a personalização de serviços.

“Quando você nos envia informações pessoais, nós as utilizamos de acordo com sua permissão. Em geral, usamos suas informações para nos ajudar a melhorar nossos produtos e serviços para você”, diz a empresa. “Também não queremos manter suas informações pessoais por um prazo mais longo do que o necessário. Quando essas informações não forem mais necessárias, providenciaremos a destruição delas”.

É considerada informação pessoal toda aquela que identifica o usuário, como nome e e-mail. O compartilhamento de dados com terceiros também é mais restrito e realizado em casos específicos para evitar danos aos usuários e terceiros ou quando o Firefox é obrigado por lei.

A questão é tão enraizada que a Mozilla chegou a suspender anúncios no Facebookapós o escândalo de compartilhamento de dados com a consultoria Cambridge Analytica.

Fonte: How To Geek


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