domingo, 3 de fevereiro de 2019

Epic está trabalhando em sistema de reviews de usuários para sua loja de games

A Epic Games, uma das principais desenvolvedoras de jogos do mercado atual e responsável por grandes nomes como Fortnite, está trabalhando em um sistema de reviews por usuários em sua loja online de títulos. A informação foi confirmada pelo fundador da empresa, Tim Sweeney, em resposta a um seguidor, via Twitter.

A revelação veio em resposta à acusação de que o marketplace de jogos da empresa estaria tentando silenciar os jogadores ao não contar com um sistema de reviews. As páginas de jogos no serviço não contam com avaliações, notas, recomendações nem feedback algum, trazendo apenas informações e imagens oficiais, ao lado do preço. De acordo com Sweeney, isso vai mudar em breve.

Why are you guys trying to silence consumers? You put out a EPic store that offers no consumer feedback. No reviews, no rating, no forums. This sends a message that publishers matter more and customers are better shutting tf up and handing you money only.
We’re working on a review system for the Epic Games store based on the existing one in the Unreal Engine marketplace. It will be opt-in by developers. We think this is best because review bombing and other gaming-the-system is a real problem.
103 people are talking about this

O diretor da Epic afirmou que a empresa está trabalhando em uma adaptação de um sistema já existente no marketplace do motor gráfico Unreal, também parte do portfólio de soluções da produtora. Assim como acontece por lá, os desenvolvedores poderão optar por receber ou não o feedback dos usuários, com a decisão final sobre isso ficando a cargo de cada um e não tendo nenhum tipo de participação da distribuidora.

Isso acontece devido à prática do review bombing, um método usado por jogadores insatisfeitos para protestar ou demonstrar indignação contra produtoras ou decisões tomadas em títulos. Centenas de análises negativas são feitas em sucessão, como forma de tentar minar as vendas ou a popularidade de um game, mesmo que a qualidade do produto, em si, não seja ruim.

É o que está acontecendo agora com a franquia Metro, justamente por causa de uma decisão envolvendo a Epic Games. Nesta semana, a desenvolvedora do novo jogo da série, Exodus, anunciou que o título será distribuído somente pelo marketplace recém-lançado pelo período de um ano, em uma decisão que caiu negativamente sobre os usuários da Steam, um dos mais populares serviços de venda de jogos para PC.

O resultado foi uma série de reviews negativos sendo atribuídos aos dois títulos anteriores da saga, Metro 2033 e Last Light, como forma de protesto. Os jogadores criticam a distribuidora Deep Silver pela decisão arbitrária tomada meros 15 dias antes do lançamento de Exodus, em uma mudança que afeta também edições especiais e versões físicas do título. Seria um problema que não existiria, por exemplo, caso o sistema imaginado pela Epic estivesse ativo.

Por enquanto, entretanto, não há previsão de lançamento do sistema de reviews, apesar de a notícia de que ele vai se basear em um sistema já existente indicar que essa chegada pode não demorar. A Epic Games não falou mais sobre o assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário