segunda-feira, 2 de março de 2020

Starship da SpaceX implode em teste de protótipo [vídeo]

A SpaceX tem mais um vídeo para colocar em seus compilados de explosões: durante um teste realizado em Boca Chica, Texas, o protótipo do foguete Starship SN1 implodiu por  causa de problemas de pressão. O incidente aconteceu durante o fim de semana e as imagens que mostram o momento exato do desastre foram gravadas pelo site NASA Space Flight.

A Starship SN1 estava passando por um teste de pressão com nitrogênio líquido e, como o vídeo mostra, claramente a nave espacial não conseguiu se sair bem na avaliação. A parte exterior do foguete é sugada e lança o restante do veículo espacial para cima. Em seguida, os destroços colidem com o chão e causam uma explosão. Um problema no tanque do protótipo teria sido o motivo da implosão, mas nada foi confirmado até agora.
Enquanto as imagens do incidente assustam por causa da proporção do desastre, não existem relatos de feridos durante o teste. Até o momento desta publicação, a SpaceX não comentou oficialmente sobre o assunto, mas o CEO da empresa, Elon Musk, deu um parecer sobre o caso por meio do Twitter.

Nesta segunda-feira (2), o comandante da empresa aeroespacial publicou na rede social o vídeo do momento da implosão e perguntou "como foi a noite" de seus seguidores. Além disso, o executivo disse que "está tudo bem" e fez mais uma brincadeira com o incidente: "onde está a fita adesiva quando necessário?", disse o CEO da SpaceX.
Com formato cilíndrico e visual metalizado, a Starship SN1 é uma das primeiras versões da principal espaçonave da SpaceX para os futuros projetos da companhia. O foguete que será feito com base nos resultados dos testes atuais promete ser tão grande e potente que fará viagens longas no espaço, incluindo entregas para destinos como Lua e Marte.

Considerando a falha estrutural que levou a explosão em Boca Chica, a tendência é que o lançamento da versão final da Starship ainda demore para acontecer. No final do ano passado, Elon Musk disse no Twitter que a SpaceX desenvolverá diversos protótipos da nave, sempre trazendo aprimoramentos em comparação aos modelos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário