quinta-feira, 7 de março de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: THE UMBRELLA ACADEMY



Por João Ramiro Antunes

THE UMBRELLA ACADEMY: Série televisiva desenvolvida por Steve Blackman para a Netflix e também uma adaptação da série de quadrinhos criada por Gerard Way (ex-vocalista da banda My Chemical Romance) e desenhada pelo quadrinista brasileiro Gabriel Bá, que conta com o total de 10 episódios em sua primeira temporada, com em média uma hora de duração cada. 

The Umbrella Academy Hq (fonte: Google)

The Umbrella Academy acompanha os membros de uma família disfuncional com super poderes adotados pelo milionário e cientista Sir Reginald Hargreeves, e que com sua morte, se reencontram e descobrem segredos de família,além de uma ameaça global iminente. Esse é o plot da hq que viraria um filme, mas que infelizmente não aconteceu. 


Só agora depois de assistir aos cansativos 10 episódios, foi que entendi que o motivo que me fez gostar dessa história, foi a hq em si e não por sua versão pra tv. 


Na série, em momento algum eu senti que esses personagens tinham sido super heróis no passado, como é dito, nem com os poucos flash backs mostrado. Até o número 2 - Diego (o atirador de facas) que ao contrário dos irmãos, ainda estava na ativa, parece desajustado na hora da ação e apanha mais do que bate. Ellen Page a 7 ou (a Kitty dos X-men) tem o desenvolvimento mais arrastado de todos, e quando se torna finalmente relevante, soa fácil e fraco. 

O número 1, o gigante Luther (que tem super força na hq) mas que aqui nunca vimos uma prova conclusiva disso, e que era pra ser o líder, não passa de um bobão em que o tempo todo, parece que todos estão à frente dele, sempre. A número 3 - Allison, com seu poder de indução são ridiculamente mal explorado, reduzindo seu personagem a: dramática e apaixonada. Klaus o número 4, na minha concepção, foi o mais prejudicado por essa série quanto a suas habilidades, retirando seu poder telecinético, virando apenas um alívio cômico forçado. 

Apenas o 5, vivido pelo ator mirim Aidan Gallagher se salva, não só como o melhor personagem, mas como a melhor interpretação e o único que move a trama, enquanto os outros só parecem atrasar. 


Já os vilões Cha-cha e Hazel, que não passam de dois sádicos assassinos bons de briga na hq, aqui foram inventados arcos pra eles, que achei muito clichê e totalmente dispensáveis pra ser sincero, recebendo atenção mais do que deviam, que no final fica claro que só serviram pra encher linguiça. 


Sobre a série em si, por ela ser muito focada nos personagens, até demais do ponto, e o elemento super herói ser apenas um detalhe, deixando a trama arrastadíssima, pra mim não funcionou. 

The Umbrella Academy é bem menos do que estão dizendo por aí, tem produção ok, caracterização dos personagens bem mais ou menos, efeitos especias padrão série (com exceção do macaco marciano Pogo que até sobressai um pouco) trilha sonora bacana, esta boa por si só, e que pelo andar da carruagem terá uma nova temporada, mas que certamente não verei.

Assista o Trailer:


Ficha técnica 
Título
The Umbrella Academy (Season 1) (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
15 de Fevereiro de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
545 minutos
Classificação
 16 - Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário