A Microsoft anunciou nesta quinta-feira
(14) que a partir de agora os jogos de Android e iOS vão poder usar os recursos Xbox
Live. Ou seja, os títulos com suporte à rede online passam a ter acesso ao
compartilhamento de conquistas, listas de amigos, clube, atividades,
configurações e outros dados cruzados, tudo isso com um único perfil.
"O streaming de jogos também está
na mira, com a nuvem xCloud e o Xbox Game Pass"
Esse é o começo de uma investida
pesada rumo a mais plataformas e ao setor mobile. A ideia da gigante de Redmond
é municiar desenvolvedores e empresas com um kit parrudo (veja abaixo) e
suporte para que as contas Microsoft sejam uma porta de acesso para extenso
conteúdo, independente da máquina sendo utilizada.
“Quer dizer que um dia vou poder
logar a Xbox Live no Switch ou no PlayStation 4?”, você pode perguntar, afinal
a ideia é expandir para onde quer quer seja. "Nosso objetivo é realmente
unir os 2 bilhões de gamers do mundo e somos grandes fãs de nossa comunidade
Xbox Live, mas não temos nenhum anúncio específico relacionado a Switch
hoje", adiantou a chefe de nuvem de games da Microsoft Kareem Choundry, em
entrevista ao The Verge.
Fonte:
Microsoft
Sobre o PS4, Choundry disse que também é possível levar a Xbox Live
para a Sony, desde que ela esteja pronta para negociar. “Phil (Spencer) tem
sido proativo nas questões que envolvem crossplay e progressão cruzada, além da
união de redes de gamers, e estamos aptos a realizar parceria ao máximo que
pudermos.”
Kit de desenvolvimento é bastante
completo
Para compartilhar seu sistema, assim como para levar novos games
e streaming para múltiplas plataformas, a Gigante de Redmond criou um kit de
desenvolvimento bem completo, o Microsoft Game Stack, que deve ser apresentado
no Game Developers Conference (GDC), que acontece na próxima semana, nos
Estados Unidos.
"Plataforma combina os serviços e ferramentas mais poderosas de desenvolvimento da Microsoft com sua nuvem Azure"
O Microsoft Game Stack combina
todas as ferramentas, serviços e plataformas de programação da empresa
(DirectX, Mixer, Power BI, Havok, Visual Studio, Windows, Xbox Game Studios,
Xbox Live e Simplygon) com a Azure e o PlayFab, o painel de serviços que ajuda
os desenvolvedores a criar e lançar jogos conectados à nuvem — incluindo
pareamento de partidas, voz, bate-papo e demais conteúdos criados pelos
usuários.
Fonte:
Microsoft
Junto a isso tudo, a Microsoft vem investindo agressivamente na
xCloud, com o uso do Xbox Game Pass — a assinatura mensal de games para
usuários de PCs e Xbox. A primeira demonstração da nuvem para streaming de
jogos aconteceu nesta semana e os testes públicos devem acontecer ainda este
ano, com iOS, Android, Mac e PCs.
A Google promete mostrar, também no
GDC, seu Project Stream e o hardware Yeti, que
também vão na mesma direção de “Netflix de games”.
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