O número de carros elétricos vem subindo ano a ano na Noruega. E neste início de 2020, a situação não é diferente, com os veículos movidos a eletricidade representando 44,3% das vendas de carros novos em janeiro, conforme os dados divulgados pela Federação Norueguesa de Estradas na última segunda-feira (3).
Este resultado, que coloca o país com a maior taxa de utilização de veículos elétricos do planeta, representa um aumento de 6,5% em relação ao início de 2019, quando as vendas deste tipo de automóvel chegaram a 37,8%. Apesar disso, o número ainda está um pouco distante do previsto pela indústria para este ano: de 50% a 60% do mercado.
As altas taxas de vendas de elétricos na Noruega se devem a vários benefícios concedidos pelo governo para incentivar a troca dos carros convencionais pelos movidos a energia, como a isenção de impostos, a permissão para a utilização de faixas restritas ao transporte público e a gratuidade em alguns pedágios.
O Tesla Model 3 foi o campeão de vendas no país em 2019. (Fonte: Pixabay)
Com isso, muitas montadoras acabam usando o país como um polo de testes para o lançamento de novos modelos, disponibilizando uma boa quantidade de opções para os consumidores locais. A ideia do parlamento norueguês é que 100% dos carros do território norueguês sejam movidos a eletricidade até 2025, mesmo com a grande produção de petróleo por lá.
Audi e Tesla em destaque
Entre os carros movidos a eletricidade comercializados na Noruega, o Audi e-tron foi o mais vendido em janeiro, com uma participação de 9,4% do mercado. Foram 902 unidades entregues do SUV elétrico, ficando à frente do Renault Zoe (533) e da versão elétrica do Volkswagen Golf (511), segundo a Reuters.
No ano passado, o campeão de vendas foi o Tesla Model 3, que teve 15.700 unidades comercializadas ao longo dos 12 meses, número que representa uma fatia de 11% do mercado.
Fonte:Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário