quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: SONIC - O FILME


Por João Ramiro Antunes

Sonic é um personagem de uma franquia de jogos japonesa, criado por Naoto Oshima e Yuji Uekawa e produzida pela SEGA. O primeiro jogo da série intitulado "SONIC THE HEDGEHOG" lançado em 23 de junho de 1991, foi um sucesso absoluto, ganhando várias outros títulos, que levaram a SEGA a liderança no rumo dos consoles de vídeo game da era 16 bit do começo até a metade dos anos 90. Depois conquistando outras mídias como desenhos animados, anime e uma longa série de histórias em quadrinhos, e que esse ano, ganha seu primeiro filme em Live Action para as telas do cinema. 
Circunstâncias levam Sonic para a cidade de Green Hill no Estado de Montana - EUA, e o ouriço azul tenta se adaptar à sua nova vida na Terra. Tudo começa a complicar com a descoberta de sua existência. Agora com a ajuda de um Xerife local, ele terá que fugir das autoridades e do gênio louco Robotnik. 
 
Meu primeiro contato com o personagem foi no jogo, mas me lembro mais da série animada de 1993, onde acompanhávamos suas aventuras ao lado de seus amigos, em seu mundo fantástico e cativante, que eu particularmente adorava. 
Após uma enxurrada de críticas negativas ao visual do Sonic no lançamento do primeiro trailer do longa, ao conferir a obra por completo, digo que a aparência do ouriço era o menor dos problemas aqui. 
 
Ao contrário dos " fãs", o que mais me incomodou naquele trailer não foi o design do Sonic, e sim o que estava envolto dele, a história e como esta seria abordada. E não deu outra, aconteceu o que mais temia, todo o universo do Sonic é transformado num detalhe, pra dá lugar a uma adaptação clichê e preguiçosa que vemos ano após ano.
A velha fórmula batida de retirar o personagem de seu mundo para uma aventurazinha com um amigo humano no nosso, idêntico ao que vimos nos Smurfs de 2011, algo tão manjado quanto a versão cinematográfica e econômica de He-man (Mestres do Universo) de 1987. 
A Paramount, com a produção do Tim Miller (Deadpool e o recente O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio) sob o comando do novato Jeff Fowler, nos entrega a sensação narrativa, de já termos visto esse mesmo filme diversas vezes, com direção no máximo operante, sem emular nada de novo. 
As infinitas possibilidades de mostrar os poderes de super velocidade do ouriço, é tudo que você já viu Flash ou Mercúrio fazerem. Com duas cenas "inspiradas" no que o mutante velocista eternizou no cinema, mas que nada impressiona. 
Sobre o CGI, a boa cena inicial no mundo fictício do Sonic, tem um trabalho gráfico tão bem casado, que deixar claro o quão esse projeto teria sido melhor se tratasse de um longa animado. 
Pois a interação deste no mundo real, é muito falha, claramente um "boneco no meio de pessoas", sem peso ou realismo, sentimento completamente o oposto do visto em Pokémon: Detetive Pikachu. 
 
Mas que fique claro, esses são problemas que um adulto chato, ou jovem irão notar, mas aos olhos de uma criança, vai estar tudo perfeito. E falar em crianças, esse filme é pra elas, os fãs mais Old School vão ficar no máximo com a aparência do protagonista refeita sob medida, referências e nostalgia. De resto sobra um humor bem infantiloide, com direito a dancinha e até piada de pum. 
James Marsden (o Ciclope de X-men) faz o amigo e Xerife Tom Wachowski, que tá Ok, fazendo o possível visivelmente contracenando com o nada. 
Esclarecendo, não é que o humor do filme não seja engraçado, acredito que isso seja subjetivo, depende do que te faz rir ou não, no meu caso por exemplo, muito dele não funcionou. 
Já o Robotnik interpretado pelo excelente Jim Carrey, além de ser a coisa realmente boa no longa, é um bom exemplo do que funciona ou não. O que o astro faz aqui, é o bom e velho típico humor dele, algo bem físico que lembra Ace Ventura, e que como sempre, nunca perde a graça, mas para os menos familiarizados pode soar espalhafatoso demais. 
Outro item bom também, são seus robôs personalizados que estão bem legais, e que rendem as poucas cenas de ação, infelizmente quase todas entregues no trailer. 
Sonic - O Filme é divertidinho como aquelas matinês que víamos na tv quando criança, não consegue instabilizar um equilíbrio no tom do humor, como de costume nas animações da Disney, é um filme barato, tem trama reciclada genérica, mas é esperto em mirar no público menos exigente, e por isso está se dando muito bem nas bilheterias, ao satisfazer os adultos Nerds, com a tão exigida fidelidade visual ao personagem, os deixando em débito com o feito, assim levando a criançada como forma de reconhecimento. Mesmo com esses problemas, sinceramente acredito que um 2, (que já é certo) possa melhorar bastante em alguns aspectos, principalmente no que diz respeito à exploração do seu mundo próprio, e qualidade gráfica, ambos não bem entregues aqui.
NOTA: 6/10

Assista o Trailer:


Ficha Técnica Completa
TítuloSonic the Hedgehog (Original)
Ano produção2020
Dirigido por
Estreia
13 de Fevereiro de 2020 ( Brasil )
Outras datas 
Duração99 minutos
Classificação L - Livre para todos os públicos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário