sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Chineses descobrem como transformar chuva em energia

Imagine se todas as chuvas de verão pudessem ser transformadas em eletricidade? Pesquisadores chineses desenvolveram uma máquina capaz de transformar apenas uma gota de chuva em 140 volts, o suficiente para acender 100 lâmpadas pequenas por um curto período de tempo.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature na última quinta-feira (05), engenheiros da CityU, Universidade da Cidade de Hong Kong, estão pensando em como transformar essa força da natureza em energia com utilidades urbanas.

O equipamento, chamado de DEG (gerador de eletricidade baseado em gotículas, na sigla em inglês), utiliza uma estrutura conhecida como transistor de efeito de campo para fazer a conversão.

Inicialmente, as gotas da chuva caem sobre um eletreto, que é um material capaz de manter permanentes cargas elétricas. Em contato com essa superfície, as gotas potencializam a carga elétrica já existente. Assim, de gota em gota, a energia acumula-se e atinge um ponto de saturação. Esse processo gera uma “explosão” que, por sua vez, acende as pequenas lâmpadas.
"Nossa pesquisa mostra que uma gota de 100 microlitros (1 microlitro é igual a um milionésimo de litro) de água liberada a uma altura de 15 cm pode gerar uma tensão acima de 140 volts, e a energia gerada pode acender 100 pequenas luzes LED", explicou o professor e co-autor da pesquisa, Zuankai Wang, do departamento de engenharia mecânica da CityU.

Apesar de, efetivamente, o grupo já ter alcançado uma conversão bem-sucedida, essa “explosão” é momentânea. Isso significa que ainda não foi possível gerar um suprimento contínuo. Até que pesquisadores cheguem a essa solução, o equipamento não pode ser usado nas casas das pessoas.

Segundo o professor Zuankai Wang, os resultados iniciais da pesquisa, no entanto, podem representar uma alternativa renovável no futuro.

Fontes:Uol /Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário