quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Novo chip Wi-Fi consome até 5 mil vezes menos energia

Engenheiros eletricistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram um dispositivo para sinal de rádio Wi-Fi, que funciona com quantidades extremamente baixas de energia. Se você pensar sobre a praticidade de um equipamento montado com esse dispositivo e achar pouco convencional, então imagine toda uma estrutura em um grande evento que depende de centenas de dispositivos baseados em internet das coisas (IoT), e como a necessidade de substituição de baterias, neste caso, poderia ser reduzida.
Dinesh Bharadia, um dos desenvolvedores do novo chip Wi-Fi de baixo consumo. (Fonte: UC San Diego/Divulgação)

Menor que um grão de arroz

O novo chip Wi-Fi mede 1,5 milímetro e consome tão pouco quanto o espaço que seu corpo ocupa; são apenas 28 microwatts de energia, ou cinco mil vezes menos que os dispositivos de rádio Wi-Fi padrão. Além disso, ele pode transferir dados a até 21 metros com uma taxa de 2 Mbps, o suficiente para transmitir vídeos com qualidade aceitável.

Para conseguir ser tão econômico, o chip usa uma tecnologia chamada de retrodifusão. Em vez de gerar seu próprio sinal, o dispositivo recebe o sinal de um equipamento emissor qualquer, modifica esse sinal, criando uma linguagem de dados própria, e o retransmite para outros equipamentos, usando outro canal Wi-Fi.
Os microchips enfileirados, medindo menos que um grão de arroz, cada um. (Fonte: UC San Diego/Divulgação)

Utilidade

Por causa de seu tamanho incrivelmente pequeno, além de consumo muito baixo, o novo chip vai permitir o desenvolvimento de produtos muito menores e mais versáteis, já que eles não vão precisar de baterias grandes. Aliás, em alguns casos e aplicações, alguns desses equipamentos nem mesmo precisarão usar uma bateria.

No segmento industrial, será possível alimentar vários desses dispositivos IoT com uma bateria que, hoje, é capaz de alimentar apenas um desses equipamentos, e por um período de tempo bastante limitado.

A invenção será apresentada durante a Conferência Internacional de Circuitos em Estado Sólido 2020 (ISSCC), em São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário