Para ajudar os brasileiros a curtirem o Carnaval sem medo, a empresa internacional de segurança virtual, Kaspersky, listou uma série de informações úteis que todos deveriam ler antes de cair na folia.
Um levantamento realizado em 2019 demonstrou que, em cada dez entrevistados, dois foram vítimas de fraudes. Dentre os principais problemas citados, estavam o roubo ou furto de celulares (78%) e dinheiro (65%), além de cartões de crédito ou débito (33%).
Aqueles que tiveram documentos roubados não saíram ilesos. A pesquisa apontou que 30% dessas pessoas tiveram seus nomes utilizados para saques em dinheiro, compras ou abertura de financiamentos e empréstimos. Por esse motivo, é preciso estar atento a algumas estratégias para evitar transtornos.
Em primeiro lugar, lembre-se de colocar senhas em seu celular — de preferência com dupla autenticação. Durante esse período, é interessante instalar um aplicativo de segurança. O Kaspersky Internet Security, por exemplo, permite que o usuário apague remotamente o conteúdo do dispositivo furtado.
(Fonte: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução)
Nesse caso, lembre-se de acessar todas as suas contas (Facebook, Instagram, WhatsApp) e desconectar o dispositivo. Se quiser uma garantia maior, troque suas senhas.
Saiba qual é o IMEI do seu celular. Esse número te permite bloquear o aparelho apenas ligando para a operadora. Além disso, após o registro do boletim de ocorrência, a polícia poderá te devolver o celular caso encontrem. Cuidado com Wi-Fi gratuito! Caso queria acessar alguma rede pública, não utilize páginas na web que requerem login e senha importantes, como redes sociais ou aplicativos de bancos.
Se possível, não use USBs públicos para carregar seu celular. É normal ficar sem bateria no fim do dia, mas prefira ter um carregador ou um power bank em mãos. A conexão via USB, além da função de carregamento, permite a transferência de dados. Portanto, pode haver algum dispositivo conectado do outro lado roubando seus dados.
Fonte:Kaspersky
Nenhum comentário:
Postar um comentário