terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Airbus trabalha em modelo de avião com corpo e asas fixos

Nesta terça-feira (11), a Airbus divulgou um projeto de aeronave curvilínea que funde asa e corpo. O projeto foi criado para reduzir as emissões de carbono em cerca de 20%. Testes com um modelo menor, de 3,2 metros de largura, apelidado de Maverick, foram realizados em um local secreto na região central da França no ano passado.
O conceito de "corpo e asa combinada" existe desde os anos 1940. Tais aeronaves são um pouco complexas de controlar, mas produzem menos resistência aerodinâmica, tornando-as mais eficientes para voar. 

A ideia é criar um projeto futurista, mas com consciência ecológica. "Acreditamos que é hora de avançar ainda mais com esta tecnologia [de aeronaves] e estudar o que ela traz para nós. Precisamos dessas tecnologias disruptivas para enfrentar nosso desafio ambiental", disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus em uma coletiva de imprensa.

Ele ainda disse que é muito cedo para dizer se esse novo modelo pode integrar a próxima geração de aviões tripulados de médio porte, prevista para começar a operar na década de 2030.

Mesmo com os testes, a Airbus ainda estuda como a cabine de comando funcionaria e como a aeronave seria integrada aos aeroportos. Uma questão ainda não resolvida é se esse avião teria janelas ou usaria telas de vídeo para dar aos passageiros uma noção do ambiente.

Outra questão pertinente levantada é que, como os passageiros se encontrariam mais afastados do centro da nave, eles se moveriam ainda mais quando a aeronave fizesse uma manobra.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário