sexta-feira, 13 de setembro de 2019

J.R.A. FOTO-CRÍTICA: IT - CAPÍTULO DOIS


Por João Ramiro Antunes

A espera acabou, a segunda e última parte do excelente terror IT- A coisa de 2017, chega aos cinemas para encerrar essa instigante história baseada na obra do mestre Stephen King. 
Vinte e sete anos depois dos eventos que chocaram os adolescentes que faziam parte do clube dos perdedores, os amigos realizam uma reunião. No entanto, o reencontro se torna uma verdadeira e sangrenta batalha quando Pennywise, o palhaço, retorna. 
A direção mais uma vez fica por conta do diretor Andy Muschietti (Mama) e aqui ele repete a fórmula do primeiro, só que com um pouco mais de jump scare, técnica muito usada pelo cinema de terror do James Wan. No entanto uns funcionam, enquanto outros nem tanto, por serem um pouco telegrafados demais. 
O maior acerto nesse novo capítulo, com certeza, é o elenco adulto, todos estão bem em seus respectivos papéis. Ver essa galera reunida é o grande barato, tudo é muito autêntico e verdadeiro, êxito de excelentes atuações. 
Mike (o negro do grupo), com sua versão adulta interpretada pelo ator Isaiah Mustafa, nesse teve bem mais destaque, pois encabeça a trama e é quem os liga dessa vez. 
Bill Hader tá muito engraçado como o Richie e com algo novo pra contar, Jessica Chastain tá perfeita como a ruiva Beverly, além de idêntica na aparência. 
O mesmo pode ser dito do James Ransone (Eddie), Andy Bean (Stanley) e o Jay Ryan que faz o ex gordinho Ben, que tem o jeito de olhar igualzinho ao do Jeremias Ray Taylor (ator que fez sua versão criança). 
O único que senti como se estivesse faltando alguma coisa foi o Bill do James McAvoy, que está bem, mas algo não casou com a impressa pelo ator mirim James Lieberher, pelo menos pra mim. Agora vamos falar da real estrela do filme, Bill Skarsgard que retorna como o palhaço Pennywise.
Skarsgard está fantástico, sua performance, caracterização continua fidedigna e amedrontadora, e eu simplesmente adorei suas várias transformações monstruosas, tanto as compostas por CGI, quanto às que foram concebidas pelo fabuloso trabalho de maquiagem prática. 
Rolam bons e construtivos flash backs, nos revelando alguns acontecimentos inibidos na primeira parte, com os garotos sendo reinterpretados pelos mesmos atores, o que é gratificante, a montagem dessas cenas e transições são muito boas, pena que devido o excesso soem repetitivo. 
Gary Dauberman que assina o roteiro apenas dessa continuação, trata de temas como: homofobia, possessividade, preconceito, traumas, medo, sexualidade, amor não correspondido, responsabilidade, tudo embalado em quase 3 horas de duração, que pesam e cansam, principalmente no meio do longa, que merecia uma enxutada. 
Há também mais uma tentativa de contar a origem do vilão, que não sei se necessitava, ficando mais confuso do que revelador, quando o que queríamos de verdade era apenas mais cenas atuais com Pennywise, que no fim das contas, senti mal aproveitado, com um ato final que empolga, fechando com monólogo bonito que até emociona, mas que no fundo não fica satisfatório, pois mais parece um repeteco do que já havia sido feito, infelizmente. 
Um ponto legal é a participação em cena de seu autor Stephen King, que pode pra muitos passar despercebido, por não ser nenhum Stan Lee dos filmes. 
IT- capítulo dois não é melhor que o primeiro, mas é um bom filme de terror, que novamente flerta com outros gêneros, tem produção excelente, criaturas inventivas e trilha sonora inquietante, te assusta e diverte, é violento quando deve ser, mas é longo demais e exauri a fórmula de seu antecessor mais do que devia.

NOTA: 7,5/10

Assista o Trailer:



Ficha técnica completa

Título
It: Chapter Two (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
5 de Setembro de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
169 minutos
Classificação
 16 - Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário