domingo, 8 de setembro de 2019

Prefeito do Rio tenta proibir HQ dos Vingadores na Bienal

Nesta quinta-feira (05), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, tentou impedir que a HQ "Vingadores – A Cruzada das Crianças" fosse comercializada na Bienal, conforme vídeo divulgado por ele mesmo no Twitter.

O quadrinho, de autoria do escritor Allan Heingerg, conta a história de dois heróis adolescentes do sexo masculino, e foi publicada originalmente em 2010. Os personagens chegam a trocar carícias como beijos, mas não há conteúdo de sexo explícito. Nos EUA, a obra tem classificação indicativa para pessoas a partir dos 13 anos de idade.
Fonte: Guia dos Quadrinhos/Reprodução

No vídeo publicado pelo perfeito Marcelo Crivella, ele diz que sua decisão tinha como base impedir que “nossas crianças” tivessem acesso a conteúdo impróprio tão precocemente.

No entanto, por meio de um comunicado oficial, a organização da Bienal Internacional do Livro declarou que não iria acatar com a solicitação do prefeito do Rio, e ressaltou seu compromisso em atender a todos os tipos de públicos, incluindo o LGBTQA+.

A decisão do prefeito Marcelo Crivella logo virou assunto popular nas redes sociais, gerando polêmica e, consequentemente, se convertendo no efeito contrário: todos os exemplares da HQ Vingadores – A Cruzada das Crianças se esgotaram da Bienal em pouco tempo.

Provavelmente, o público interessado na obra, ao saber do risco da proibição, se antecipou antes que fosse tarde demais. E, claro, muita gente que não conhecia a HQ, ao saber de sua existência, foi tomada pela curiosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário