terça-feira, 24 de dezembro de 2019

TikTok: Marinha dos EUA proíbe oficiais de usarem o app chinês

A Marinha dos Estados Unidos proibiu o uso do TikTok em dispositivos móveis fornecidos pelo governo do país. Segundo a Reuters, as autoridades publicaram inicialmente um boletim no Facebook descrevendo o aplicativo como “uma ameaça à segurança cibernética” aos militares norte-americanos. Com isso, a divisão também afirmou que irá bloquear da intranet oficial aparelhos que tiverem o recurso instalado.

Em outro comunicado, o tenente-coronel Uriah Orland, porta-voz do pentágono, apontou que essa seria uma forma de o país “lidar com ameaças existentes e emergentes”. As ordens, contudo, não especificam quais seriam os perigos que o TikTok traria aos oficiais ou qualquer outra pessoa.

Como um dos apps mais populares de 2019, em especial entre os mais jovens, a plataforma de vídeos curtos da ByteDance foi alvo de órgãos reguladores e políticos dos Estados Unidos nos últimos meses. Em novembro, por exemplo, membros do exército do país também foram instruídos a abandonarem o software de vídeos curtos.
TikTok é mais popular entre os jovens norte-americanos. (Fonte: TikTok/Divulgação)

Ainda conforme a Reuters, um representante da Marinha revelou que funcionários e oficiais do setor podem acessar apps e redes sociais de amplo uso em dispositivos móveis fornecidos pelo governo. Porém, em alguns períodos há uma espécie de levantamento sobre o nível de segurança desses recursos. Em caso de potencial perigo, podem ocorrer proibições.

Mesmo assim, não foram indicadas mais informações sobre os critérios para essas seleções e quais programas estariam inclusos na lista de boicote. Além disso, embora não haja uma explicação clara para essas medidas, há possibilidade de elas estarem relacionadas com a guerra comercial entre o país norte-americano e a China. Mantendo a linha de mistério, a ByteDance também não comentou o assunto.

Fonte:Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário