segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Fim dos garranchos na receita? IA da Amazon 'traduz' consultas médicas

A Amazon está desenvolvendo uma plataforma na nuvem que aplica inteligência artificial para melhorar a qualidade do atendimento em consultas médicas. O Amazon Transcribe Medical é basicamente um programa que reconhece a fala do profissional da saúde e transforma o que ele diz em texto.

Apesar de parecer um simples transcritor de fala, o serviço precisa de muito machine learning para operar corretamente. Afinal, ele deve ser capaz de detectar termos técnicos e procedimentos médicos e descrever cada um deles — colocando ainda pontuação e medidas corretas.

O objetivo, segundo a Amazon, é aumentar a eficiência de consultas. Pela procupação com o relatório, muitos médicos deixam o contato com o paciente de lado enquanto escrevem o texto. Em outros casos, eles usam um gravador de voz e pedem para outra pessoa transcrever mais tarde. Já algumas clínicas aproveitam assistentes que ficam na sala só para fazer a transcrição — algo mais caro e que pode constranger quem está na consulta.

E os garranchos?

O Amazon Transcribe Medical pode enviar o texto direto para o paciente na forma de um relatório ou apenas manter a gravação na nuvem para consultas posteriores — algo bastante útil para revisar os procedimentos de uma cirurgia, por exemplo.
Além disso, esse pode ser o fim de receitas, diagnósticos e atestados quase inelegíveis, já que foram escritos escritos a mão com aquela "letra de médico". O serviço consegue criar um texto praticamente em tempo real, com o nome correto de medicamentos e sem erros de digitação ou interpretação.

Apenas uma demonstração da plataforma foi realizada durante a conferência re:Invent, mas a ferramenta já está disponível em algumas regiões dos Estados Unidos.

Fonte:Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário