sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Apple é acusada de manipular avaliações na App Store

No mês de Setembro desse ano, surgiram uma série de acusações sobre a manipulação dos rankings de aplicativos recomendados na App Store, para influenciar o download dos usuários. Agora, novas informações fazem o assunto ressurgir, porém ainda sem comentários da Apple.

Em Outubro deste ano, a empresa Blix, responsável pelo BlueMail, processou a gigante da maça com alegações de violações de antitruste e de patente. O aplicativo da empresa sempre esteve bem ranqueado em dispositivos Android, mas se encontrava em posições bastante inferiores na App Store do iOS.
O mesmo acontece com outras empresas, como demonstrou uma pesquisa publicada pelo New York Times sobre como a Apple avaliava os seus rivais. As análises dos últimos 6 anos constataram que algumas pesquisas mostravam até 14 aplicativos da companhia antes dos da concorrência, independentemente da popularidade.

Esse fato viola leis antitruste nos Estados Unidos, Europa e Rússia, que são de onde se originam as principais reclamações sobre o assunto.

Logo após a publicação da pesquisa e questão e de outros artigos nos principais jornais, o Blue Mail passou da 143° para 13° posição e a Blix afirma que essa foi uma tentativa de “mascarar” a manipulação feita na App Store.
Por mais que os desenvolvedores da Apple afirmem mudanças nos algoritmos, outros pontos ainda sugerem essa manipulação dos dados, como por exemplo o fato de isso acontecer com aplicativos que possuem mais recursos e de que outros com baixa avaliação ganham um maior destaque.

Além disso, os aplicativos Apple são os únicos na App Store que não podem receber avaliações dos usuários.

A Blix traz dados passados que comprovam a baixa classificação dos apps e traz também exemplos de resultados de pesquisa para fortalecer suas acusações. Vale ressaltar também que a empresa possui outro processo em aberto contra a Apple, onde requer o retorno do seu aplicativo na Mac App Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário