terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Brasil e China lançam 6º satélite em parceria para monitorar Amazônia

O satélite CBERS-4A, que terá a missão de monitorar o território brasileiro, com foco na região da Amazônia, foi lançado na madrugada desta sexta-feira (20) em Taiyuan, na China, cidade localizada na província de Shanxi, a cerca de 700 km de distância da capital, Pequim.

Desenvolvido por meio de parceria entre o Brasil e a China, o novo satélite substituirá o CBERS-4, colocado em órbita há cinco anos, contribuindo para o monitoramento da vegetação e da agricultura, além de possibilitar estudos de hidrologia e do meio ambiente. Ele tem um sistema de alerta sobre queimadas e desmatamento na Amazônia.

Equipado com a Câmera Multiespectral Regular (MUX), a Câmera de Campo Largo (WFI) e a Câmera Multiespectral e Pancromática de Ampla Varredura (WPM), o dispositivo conta com especificações similares às dos principais programas de sensoriamento remoto orbital do mundo, como Landsat (Estados Unidos), Copernicus (União Europeia) e Resourcesat (Índia).
O satélite foi lançado da base de Taiyuan, na China. (Fonte: INPE/Divulgação)

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o mais novo satélite sino-brasileiro foi programado para dar 14 voltas por dia em torno da Terra, devendo operar por no mínimo cinco anos, a mesma vida útil da versão anterior do equipamento. Este é o sexto satélite lançado na parceria do Brasil com a China.

Atraso no lançamento 

O prazo de lançamento original do satélite responsável por monitorar a Amazônia era dezembro de 2018, ou seja, ele chegou ao espaço com um ano de atraso. A data foi modificada por causa da redução dos repasses ao INPE.

A construção do CBERS-4A teve início em 2015, com a participação de um total de 200 cientistas, tanto do INPE quanto da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST). O projeto teve um custo estimado de R$ 190 milhões, sendo metade deste valor bancado pelo governo brasileiro.

Fontes:INPE/ G1/   TecMundo/   Mega Curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário